11. novembro 2019

Principais características dos modelos de caminhões

Principais características dos modelos de caminhões

No transporte de cargas existem diversos modelos de caminhões que variam em tamanho e capacidade máxima. As características desses veículos podem influenciar na hora de decidir detalhes sobre as viagens. Continue a leitura e saiba qual o melhor para sua empresa.

Modelos de caminhões

Veículos Urbanos de Carga (VUC)

O VUC é ideal para transporte de cargas menores em áreas urbanas. Ele carrega até 3 toneladas, e geralmente mede entre 2,2 e 6,3 metros.

Por ser de menor porte, ele é recomendado para quem trabalha em grandes centros, onde existem restrições sobre circulação de caminhões maiores.

Caminhões ¾

Esse modelo de caminhão também é permitido em áreas urbanas. Um dos seus principais diferenciais é que ele suporta até 4 toneladas de carga.

Suas dimensões são menores, tendo no máximo 2,2 metros de largura e 7,20 metros de comprimento. Por apresentar velocidade reduzida, ele é indicado para fretes de pequenas distâncias.

Caminhões semipesados (toco)

Esse caminhão possui 2 eixos, sendo um na parte traseira e outro na dianteira. Ele pode ter até 14 metros de comprimento e suporta até 6 toneladas. Por conta do seu rendimento e alta capacidade de carga, é mais indicado para trajetos de longa distância, em grandes cidades e regiões metropolitanas.

Truck (caminhão pesado)

Esse modelo de caminhão é indicado para quem precisa transportar cargas maiores, mais pesadas e que precisam ser levadas por longos trajetos. O truck possui 3 eixos duplos, sendo dois traseiros e um dianteiro, e pode carregar até 14 toneladas.

A maioria das cidades possui restrições de horário para a circulação desse tipo de veículo.

Bitruck

O bitruck possui 4 eixos, sendo dois na traseira e dois na dianteira, que servem para direcionar o veículo. Ele pode levar cargas de até 57 toneladas e geralmente é utilizado para transporte de carga a granel e materiais de grande peso. Pode ainda ser transformado em caminhão-tanque.

Cavalo mecânico 4×2

O cavalo mecânico 4×2 tem rodas de tração, motor mais potente e um engate para carga, que fica localizado na quinta roda. Ele pode carregar tanto um semirreboque como um módulo de carga. Uma terceira opção é uma composição que conta com três reboques ou semirreboques.

Leia também: Cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário