08. novembro 2019

Dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias

Dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias

A recepção de mercadorias é um processo logístico que pode variar conforme o lugar e as suas especificidades, porém, de modo geral, ocorre quando os produtos adquiridos por meio dos seus fornecedores chegam à empresa.

Trata-se de um procedimento complexo e trabalhoso que requer muita atenção dos colaboradores, para evitar imprevistos e divergências. Podemos estruturá-lo de acordo com as seguintes etapas:

  • Agendar a entrega
  • Identificar a mercadoria
  • Verificar as notas fiscais
  • Inspecionar as avarias
  • Separar ou reorganizar as mercadorias
  • Sistematizar a gestão de estoque

Confira nesta matéria dicas para otimizar o processo de recepção de mercadorias.

Procedimentos

Um bom planejamento é essencial no recebimento de mercadorias. Sem ele, falhas como produtos  atrasados podem gerar custos maiores para a empresa.

Desta forma, criar métodos que facilitem o processo e a supervisão do trabalho torna o recebimento mais eficiente e reduz imprevistos.

Agendamento de entrega

Uma alternativa para otimizar o espaço tanto do recebimento quanto da estocagem é o agendamento da entrega de mercadorias, pois ele auxilia, por exemplo, no planejamento de promoções e vendas.

Equipe

Treinar os funcionários para que tenham uma visão mais analítica e estratégica aumenta a produtividade, pois eles conseguem lidar com problemas, pensando em soluções mais assertivas. É recomendado também capacitar e conscientizar a equipe para que ela consiga realizar a comparação entre pedido, nota e inspeção da carga recebida.

Integração

A integração torna a rotina entre os colaboradores de uma empresa mais harmônica, contribuindo para atingir resultados positivos. Nesse sentido, a logística é responsável por estabelecer uma comunicação entre os setores, como os departamentos de transporte, compras e vendas.

Essa tática deixa o recebimento de cargas mais ágil, contribui para a organização e mantém seus estoques completos, colaborando diretamente para asatisfação dos clientes.

Tecnologia

A tecnologia ajuda a simplificar os processos operacionais e é um fator decisivo na hora de estabelecer diferenciais no negócio logístico. Os processos de gestão de estoque, agendamento, conferência de nota fiscal e redução dos índices de erros na tributação tornam-se mais ágeis.

As empresas que optam pela não otimização do recebimento de mercadorias podem lidar com prejuízos nos faturamentos, além de prejudicar as atividades operacionais.

Veja também: 6 ferramentas para otimizar o tempo na sua rotina pessoal e profissional

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário