13. novembro 2019

História e evolução da armazenagem

História e evolução da armazenagem

As atividades voltadas para o armazenamento são fundamentais no contexto das operações logísticas. Confira mais sobre a evolução do setor.  

Os primeiros registros

A armazenagem ganhou espaço na sociedade inicialmente com os alimentos. Locais como celeiros eram utilizados para guardar a produção de grãos para consumo e comércio entre produtores. Também eram utilizados para reservar sementes para a plantação das colheitas seguintes.

No Império Romano, os planos descrevem também como abastecer os batalhões com armamentos, água e alimentos nos campos de batalha. Dando início à armazenagem.

A evolução da armazenagem

A região que liga o sul da Europa, o norte da África e o oeste da Ásia foi um grande centro de comércio e seu desenvolvimento foi fundamental para o armazenamento de produtos e estabelecimentos dos moldes do que se tornaria o mercado internacional nos dias de hoje.

A Revolução Industrial

No século XIX, as mudanças trazidas pela Revolução Industrial afetaram vários campos da vida moderna. O setor mais impactado foi a indústria de bens, que passou a contar com fábricas e deixou de lado o trabalho de artesãos.

Com o aumento dos meios de fabricação, foi preciso prevenir a escassez de matérias-primas, em especial o minério e o carvão, pois a distância entre as minas e as fábricas era um obstáculo.

A maior inovação

Os contêineres existem há pouco mais de 60 anos e representam um dos recursos mais importantes para o transporte internacional de mercadorias. A sua criação em 1955 revolucionou o modal marítimo e oferece várias vantagens.

O atual cenário

Atualmente, o mercado está se voltando para a integração entre fabricantes, clientes e transportadoras, para que todos possam constituir elos dentro da cadeia de suprimentos.

Todos os processos são desenvolvidos para entregar o produto correto e dentro do prazo ao consumidor final. Para que isso aconteça, é fundamental que os armazéns evoluam para atender aos novos parâmetros de desempenho e qualidade.

Leia também: Normas para uma armazenagem adequada

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário