25. novembro 2019

O que é seguro de cargas e quais são seus benefícios

O que é seguro de cargas e quais são seus benefícios

O transporte de cargas é considerado uma atividade delicada e exige muitos cuidados. Neste contexto, o seguro de cargas é um dos fatores que colaboram com a segurança na entrega dos produtos. Entenda a seguir sua importância e o quanto ele pode beneficiar a rotina logística.

O deslocamento das mercadorias envolve muitos riscos, como o de acidentes de trânsito, danos, roubo ou desaparecimento da carga (quando o veículo transportado é levado pelos bandidos). Porém, sabemos que o valor do frete cobrado muitas vezes não tem margem para cobrir todos os gastos da operação e pagar eventual sinistro.

A falta de um seguro de cargas pode gerar uma série de dificuldades financeiras, tanto para o dono da mercadoria quanto para o transportador. Confira a seguir alguns benefícios que o seguro traz para sua empresa.

Maior segurança

O seguro garante maior proteção para as operações de transporte, pois a empresa não corre o risco de arcar sozinha com os prejuízos decorrentes de algum dano. Dependendo do porte da companhia, os prejuízos pela perda de uma carga valiosa podem ser determinantespara sua falência.

Mesmo que a empresa sofra algum revés pela perda de uma carga valiosa, a cobertura do sinistro permite que tais danos possam ser minimizados, a ponto de a empresa não ser forçada a interromper o restante das suas operações.

Diferencial competitivo

Muitas companhias recorrem a um transporte mais barato e assim negligenciam alguns pontos importantes. Mesmo que a sua empresa pague mais por serviços de transportadoras contratadas, o fato delas contarem com seguro reduz drasticamente os riscos de prejuízos nos deslocamentos, o que acaba compensando.

As transportadoras que utilizam o seguro de carga têm um diferencial competitivo frente a outras que se preocupam apenas em manter o baixo custo de transporte, sem se preocupar com a segurança.

Como contratar um seguro de carga

Você pode escolher entre duas modalidades de seguro de carga:

• Transporte – contratada pelo vendedor ou pelo comprador da carga

• Responsabilidade civil – contratada pelo transportador

A contratação de um seguro de cargas exige conhecer alguns aspectos:

Dados de embarque

Nessa etapa é necessário descrever os detalhes da carga, como tipo de mercadoria, valor a ser transportado, peso, local de saída e destino, metodologia de transporte utilizada (rodoviário, aéreo, etc.) e data de despacho, entre outras informações.

Cobertura

Nessa fase deve-se selecionar o tipo de cobertura desejada para o seguro. Para isso, é preciso avaliar os principais riscos envolvidos no deslocamento e o tipo de seguro mais adequado, conforme a necessidade da empresa contratante.

Pagamento

O pagamento do seguro deve ser feito antes do embarque da mercadoria. Assim, o serviço só se efetiva e passa a vigorar após a concretização da parte financeira entre os envolvidos.

Leia também: Os cuidados a serem tomados no transporte de cargas pesadas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário