14. março 2019

Aplique a flexibilidade logística para se destacar no mercado

Aplique a flexibilidade logística para se destacar no mercado

Em um mundo globalizado, bem informado e hiperconectado, estamos presenciando diariamente transformações no comportamento de compra e nas expectativas do consumidor. Para acompanhar esse desenvolvimento, é imprescindível que as empresas tenham flexibilidade para incorporar novas tendências e tecnologias à rotina.

Por se tratar de uma cadeia complexa formada por diversos processos, a logística exige maleabilidade para permitir a aplicação de soluções inovadoras que tragam diferenciais competitivos, como velocidade de entrega ou qualidade superior. Quanto mais rígidos forem os processos e métodos, mais difícil será adotar mudanças no setor.

A cadeia de suprimentos precisa estar preparada para enfrentar situações inesperadas sem comprometer a produtividade das atividades. Assim, a flexibilidade logística permite a emissão de respostas ágeis, a adaptação às novas exigências do mercado, a maximização da produtividade e o aperfeiçoamento do fluxo, o que reflete diretamente na experiência de compra oferecida ao consumidor.

Ser flexível neste contexto é, portanto, buscar continuamente maneiras de aperfeiçoar o negócio e torná-lo moderno e competitivo, por meio de parcerias, tecnologias e novas metodologias de trabalho, tendo como foco as atuais necessidades do público. Porém, por abranger diversas etapas, existem várias formas de incorporar a flexibilidade para a otimização da logística. Confira.

Flexibilidade no mix de produtos

A exclusividade é uma característica muito almejada hoje em dia. Por isso, a personalização de produtos se tornou uma forte tendência. Estar aberto a entender os desejos do consumidor e oferecer alternativas para que seu produto se diferencie dos demais faz parte da flexibilidade logística.

Pensar em novas cores, tamanhos e modelos para o mix atual de mercadorias, permitindo determinado nível de personalização, aumenta as possibilidades de escolha e, logo, agrega um toque de exclusividade. Os setores de roupas, brindes e automóveis são alguns exemplos que se beneficiam com esta versatilidade.

Flexibilidade na entrega

Devido à grande pressão por agilidade nas entregas, muitas empresas têm dificuldade em construir uma visão integrada do sistema logístico e acabam comprometendo o sucesso das operações. Nestes casos, cabe aos gestores adotar tecnologias que otimizem as etapas do transporte e proporcionem um controle eficiente, como rastreamento e monitoramento de cargas.

Com um planejamento de rotas moderno e um rígido controle em tempo real, é possível garantir que a mercadoria correta chegue até seu destino em perfeitas condições, dentro do prazo estipulado e com redução de custos, agregando valor para o cliente final.

Flexibilidade estratégica

Aplique a flexibilidade logística para se destacar - Portal IC

O planejamento estratégico é um setor que deve estar sempre atento ao desenvolvimento do mercado, realizar benchmarkings eficientes e acompanhar os hábitos do consumidor. A cada novidade identificada, é essencial analisar sua viabilidade para o negócio e os efeitos que pode causar, aprimorando o plano estratégico, se necessário.

Flexibilidade de processos

Softwares de gestão, como o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), flexibilizam os processos da cadeia de distribuição e favorecem a integração e organização dos setores da cadeia logística.

Com isso, é possível aumentar o controle das informações que circulam pela empresa e facilitar o compartilhamento dos dados para os setores afetados. Consequentemente, o dia a dia logístico ganha mais transparência, praticidade e eficiência, o que contribui para a velocidade das respostas e ações tomadas pela empresa e previne falhas e retrabalhos.

Leia também: Conheça o Transport Logistic 2019: evento que debate as expectativas do mercado logístico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário