27. novembro 2019

Contagem cíclica: conceito e principais características

Contagem cíclica: conceito e principais características

A contagem cíclica tem como função determinar o valor do estoque. Seu foco não é apenas encontrar possíveis erros, mas sim perceber o que os gerou para corrigi-los.

Neste método, as contagens de estoque são programadas de modo que cada item seja contabilizado segundo uma programação determinada. Alguns itens podem ser contados várias vezes durante o ano, dependendo da sua importância dentro do processo produtivo ou do ciclo comercial em função da quantidade normalmente movimentada, ou do valor agregado.

Esse método permite identificar rapidamente as discrepâncias entre o estoque físico e o estoque contabilizado e propicia uma melhoria significativa no planejamento da produção e necessidade de materiais. Como a contagem de estoque é realizada de forma contínua, o custo deste processo é distribuído ao longo do ano, diferentemente do que ocorre em um inventário anual.

Características da contagem cíclica

A aplicação da contagem cíclica foi desenvolvida a partir de novas tecnologias, e utilizar um Personal Digital Assistant (PDA) pode facilitar a atualização das informações no banco de dados. Confira abaixo as principais características da aplicação da contagem cíclica eletrônica.

• Interface para a importação (carga) e exportação (atualização) de lotes de materiais gerados pelo ERP para a contagem física.

• Interface de entrada do leitor de código de barras que permite a visualização das principais informações do material que será contado (tipo de saldo, lote, descrição, unidade de medida).

• Interface para consultar os materiais carregados no dispositivo.

Critérios de contagem

Para atender ao critério de seleção de itens a serem contados, é utilizada a classificação ABC ou fator FMS no estoque. A seleção deve ser definida de modo que o início da contagem seja feito a partir da primeira prateleira identificada no armazém, otimizando o layout.

Recomenda-se que cerca de 20% dos itens selecionados sejam contados em prateleiras diversas, para que o trabalho não fique concentrado em uma área específica do armazém. Assim, aquele setor somente voltará a ser conferido quando tiver início outro processo de contagem cíclica.

A meta deve ser a contagem do estoque no mínimo duas vezes por ano. Em unidades onde há poucos itens estocados a contagem cíclica deve ser superior.

Esse método deve se fundamentar em mais ou menos 1% do total de itens estocados, distribuídos seletivamente conforme descrito abaixo:

• Classificação “A” (valores maiores) – 30% dos itens

• Classificação “B” (valores intermediários) – 17% dos itens

• Classificação “C” (valores pequenos) – 54% dos itens

Após a contagem no armazém, as quantidades encontradas deverão ser conferidas com o registro sistêmico.

Leia também: Dicas para melhorar a produtividade do armazém

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário