24. maio 2018

Galpão industrial para empresas: comprar, construir ou alugar?

Galpão industrial para empresas: comprar, construir ou alugar?

Seja para armazenagem de produtos, expansão do negócio ou implementação de operações, um novo galpão industrial exige muito estudo, análise e planejamento, já que existem três opções que atendem a essa necessidade e é muito importante optar pela ideal para o seu negócio.

É preciso considerar, entre outros fatores, o capital disponível para o investimento, as variáveis de risco, a situação atual e projeções do mercado e a localização pretendida, para então decidir entre construir, comprar ou alugar um galpão.

Para que você entenda os principais desafios que uma empresa enfrenta ao optar por uma das soluções e auxiliar você nesta escolha, listamos as diferenças principais entre a compra, a construção ou a locação de galpões para empresas. Confira!

Construir

Apesar da maior possibilidade de customização do espaço e escolha do terreno, a construção de um galpão próprio exige maior investimento imediato, além de demandar mais tempo entre a elaboração do projeto e a utilização efetiva do espaço.

Para que a obra tenha a qualidade e infraestrutura ideal, é imprescindível a contratação de uma empresa especializada na execução desse tipo de projeto. Mesmo com a terceirização da execução dos serviços, há um alto investimento na compra de materiais, controle financeiro, acompanhamento da execução, custos não previstos e atrasos. O investimento calculado inicialmente está sujeito a alterações devido a atrasos na entrega de produtos e períodos de chuva, bem como aumento dos preços de materiais e mão de obra ao longo da execução.

Após o término da obra, as despesas continuam. Um galpão próprio exige um gasto frequente com manutenção predial, alto investimento em segurança, e adiciona ainda áreas de apoio necessárias como portaria, estacionamentos, refeitórios, entre outros. Lembrando ainda que toda a modernização e atualização do prédio é por conta da empresa e exige grandes investimentos em um ativo imobilizado.

Outra desvantagem é a falta de mobilidade. No caso de uma mudança, apesar de poder recuperar parte do investimento, o tempo necessário para realizar a venda do ativo muitas vezes é de anos e, para uma liquidez forçada, este valor poderá ser muito menor do que o esperado.

Comprar

A principal vantagem da compra em relação à construção é a possibilidade de ocupação imediata do galpão, salvo casos em que são necessárias grandes adequações do prédio. Porém, grande parte dos obstáculos enfrentados pelas empresas ao construir se aplica também no momento de comprar.

A responsabilidade pela manutenção, segurança e modernização são as mesmas, assim como a dificuldade de mudança de localização. Além disso, a indisponibilidade de galpões modernos, flexíveis e que atendam perfeitamente às especificações da empresa torna a busca pelo galpão 100% ideal quase impossível, sendo sempre necessário um grande investimento em reformas e adequação do imóvel.

Além do custo operacional, o fato de ter um grande volume de capital investido em um ativo imobilizado, em vez de alocar este recurso no processo produtivo da empresa, faz a opção por um galpão próprio ainda menos interessante. Principalmente no cenário econômico atual, que exige das empresas maior agilidade e prioriza a rentabilidade e a produtividade em detrimento do patrimônio físico. Garantir essa liquidez é um diferencial perante o mercado.

Alugar

Galpão para empresas - Portal América Logística - Portal IC

A locação de um galpão industrial é, com certeza, a opção mais econômica. O investimento inicial é muito menor e os custos com manutenção, segurança, e modernização ficam por conta do proprietário do imóvel.

Você consegue visualizá-lo pronto e pode ocupá-lo rapidamente, sem grandes burocracias. Geralmente são construídos em localizações estratégicas, como próximo de portos e rodovias de fácil acesso, facilitando o escoamento da produção ou encomendas e fazendo com que sua empresa esteja sempre perto de grandes centros e clientes importantes.

Outro grande diferencial é a flexibilidade, ou seja, sua empresa pode aumentar ou diminuir o espaço ocupado de acordo com suas necessidades e quando for pertinente. Isso evita, muitas vezes, mudanças desnecessárias de imóvel e, mesmo quando é preciso se mudar, o ônus financeiro é muito menor, já que o capital investido está na estrutura de produção e não no imóvel em si.

Caso você opte pela locação, procure por condomínios logísticos de qualidade e bem projetados. Esses parques industriais contam com infraestrutura completa, moderna e customizável, assim como serviços de manutenção periódica, amplo espaço para movimentação de veículos, estacionamento, áreas de apoio diversas e alto nível de segurança. Além disso, geralmente demandam pouca adequação. Sem riscos e sem dor de cabeça, assim você pode focar no que é mais importante: o desenvolvimento do seu negócio.

O Portal IC conta com 5 empreendimentos logísticos e industriais localizados em pontos privilegiados e prontos para atender às demandas da sua empresa. Entre em contato pelo nosso site e saiba mais.

Leia também: Empreendedorismo sustentável: tudo sobre esse modelo de negócio

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário