04. março 2019

Mercado brasileiro de condomínios logísticos atinge recorde na história do segmento

Mercado brasileiro de condomínios logísticos atinge recorde na história do segmento

De acordo com dados da CBRE, uma das principais consultorias internacionais especializadas no mercado de condomínios logísticos, o setor bateu recorde na história do segmento: atualmente, o Brasil conta com 1,4 milhão de metros quadrados construídos por ano, num total de 625 galpões em todo o país.

Como explica Fernando Terra, diretor industrial e logístico da entidade na América Latina, “De 2005 a 2010, foram 450 mil m² construídos por ano. De 2011 a 2013, com a chegada de grandes companhias internacionais ao País, esse número mais que dobrou, indo para aproximadamente 1 milhão de m². E de 2014 a 2018, mesmo em um período de recessão econômica, o avanço não parou, chegando aos atuais 1,4 milhão de m²”.

Entre os principais impulsionadores deste aumento está o estado de São Paulo, que sozinho responde por mais de 50% do total, concentrando cerca de 350 condomínios. Segundo a pesquisa First Look, da JLL, outros mercados fora do eixo Rio-São Paulo seguem ganhando espaço e ampliando suas participações nos números nacionais de absorções bruta e líquida, com destaque para o Paraná, que teve grande presença no mercado, com ótimos números de absorção.

Mercado brasileiro de condomínios logísticos atinge recorde - Portal Aeroporto - Portal IC

É no estado que estão concentrados os 5 parques industriais do Portal IC, mais precisamente na Região Metropolitana de Curitiba, nas cidades de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

Ainda de acordo com o levantamento da JLL, a perspectiva de melhora econômica deixou o mercado otimista para 2019 e impactará o segmento de condomínios logísticos. Uma vez que o setor industrial é ligado ao varejo, se o consumo aumentar, a recuperação ocorrerá de forma ainda mais acelerada.

Mercado brasileiro de condomínios logísticos atinge recorde na história do segmento - Portal IC

O e-commerce é outro mercado que deve influenciar o aumento da demanda por galpões logísticos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das vendas no setor deve chegar a R$ 79 bilhões de reais em 2019, um crescimento de 16% em comparação a 2018.

Levar a sua empresa para um condomínio industrial oferece diversas vantagens, incluindo a localização estratégica, o custo-benefício proporcionado pela divisão das despesas das áreas comuns e a flexibilidade dos galpões, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio. A sustentabilidade, garantida por meio da iluminação e ventilação naturais nos galpões e da otimização do transporte, é outro benefício.

Vale lembrar que tudo isso pode ser encontrado nos condomínios logísticos do Portal IC. Para saber mais, acesse www.portalic.com.br ou entre em contato conosco através do telefone (41) 3134-4000 ou do WhatsApp: (41) 997 990 041.

Leia também: Tendências do setor de logística para o próximo ano

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário