06. julho 2018

O que é centro de distribuição e qual seu papel para a logística

O que é centro de distribuição e qual seu papel para a logística

A gestão adequada de todos os processos de uma operação logística é o que faz com que a empresa seja capaz de oferecer serviços de qualidade para o cliente ao mesmo tempo que reduz custos.

A geografia é um fator de extrema importância na logística, afinal, o Brasil é um país muito extenso e que, várias vezes, conta com estradas em condições precárias. Diante disso, ter um centro de distribuição com uma localização estratégica facilita o trabalho, evita riscos desnecessários no transporte e auxilia na diminuição dos custos.

O que é centro de distribuição?

Também conhecidos como CDs, os centros de distribuição são formas estratégicas de colocar produtos no mercado. Em poucas palavras, são espaços de armazenamento de mercadorias com excelente localização e destinados ao recebimento, separação e envio de produtos.

O principal objetivo de um CD é aumentar a agilidade na coleta e despacho de mercadorias, evitando o acúmulo de mercadorias no estoque e, consequentemente, provocando a redução de custos.

Importância do centro de distribuição para a logística

O que é centro de distribuição e qual seu papel para a logística - Portal IC

O centro de distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, embalagem dos itens e autoria de estoque.

Quando executada com eficiência, a gestão da distribuição de produtos possibilita que a organização utilize seus recursos financeiros, humanos e materiais da melhor maneira, otimizando e controlando ainda o consumo do tempo. Entre os principais benefícios do CD estão:

Economia

Concentrando todo seu estoque em um galpão logístico bem localizado, sua empresa economiza com frete, manutenção de veículos e mão de obra, já que as operações de descarga, conferência e estocagem ficarão sob responsabilidade do CD. Optando por um galpão em condomínio industrial, as despesas com manutenção da estrutura própria e segurança do local também são evitadas.

Além disso, será possível negociar melhores preços com os fornecedores, já que mercadorias compradas em maior quantidade e entregues no mesmo local facilitam o ajuste favorável do preço.

Economizando no processo logístico seu negócio pode oferecer um preço mais atrativo ao consumidor, diminuindo ainda os custos com armazenagem, já que os produtos ficarão em estoque por menos tempo.

Centralização das operações

A centralização de operações auxilia na organização e controle do estoque de forma mais inteligente e exata.

A gestão fica eficaz, a movimentação de materiais, controlada, e as lojas ganham mais espaço, uma vez que não precisarão ter estoques próprios.

Melhoria do atendimento

Com o estoque próximo a importantes rodovias, portos e também ao cliente, o atendimento fica muito mais ágil, inclusive em períodos em que a demanda aumenta. Como resultado, conquista-se a satisfação do cliente com mais facilidade.

Tendo em mente todos esses benefícios, basta encontrar o melhor parque industrial e logístico para receber seu novo centro de distribuição. O Portal IC conta com 5 condomínios logísticos de ponta para receber sua empresa. Entre em contato e faça-nos uma visita!

Leia também: Como elaborar um planejamento operacional eficiente

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário