12. fevereiro 2019

O que é intralogística?

O que é intralogística?

A logística é comumente associada a transporte e atividades externas, como o gerenciamento de frotas e a entrega de produtos. Apesar de haver uma relação, esta concepção é incompleta e não condiz com a complexidade do setor. A intralogística surge então para valorizar a rotina empresarial interna, responsabilizando-se pela movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris, centros de distribuição e galpões.

O que é intralogística

Conhecida também como logística in house, a intrologística gerencia, otimiza e automatiza todo o fluxo de armazenagem de materiais, produtos acabados e matérias-primas que uma empresa possui em seu estoque e nos centros de distribuição, integrando os processos operacionais com sistemas de geração e armazenamento de dados.

Etapa extremamente importante para o aumento da produtividade, a automação do manuseio de materiais garante o bom funcionamento de cada um dos processos e, logo, contribui para que a empresa ganhe competitividade e conquiste um espaço sólido no mercado.

Como a intralogística funciona

O que é intralogística - Portal IC

A intralogística diz respeito ao planejamento detalhado de atividades como o recebimento e armazenamento de materiais, o abastecimento das linhas de produção e o deslocamento de produtos, insumos e peças entre as linhas de produção.

Esta análise constante das operações é realizada por meio de softwares de processamento de informações, que facilitam o controle de desempenho e eficiência dos processos logísticos internos, melhoram o atendimento e permitem que os gestores utilizem de forma assertiva os recursos de mão de obra e equipamentos disponíveis.

Mas além da aplicação de ferramentas tecnológicas, a intralogística também busca orientar os colaboradores para que desenvolvam com segurança e eficiências as tarefas relacionadas ao recebimento, coleta e envio de mercadorias, armazenamento, embalagem e classificação dos produtos.

Importância da intralogística

O grande intuito da infralogística é viabilizar o funcionamento ideal da distribuição interna dos insumos, alinhando os fluxos de materiais e informações e, assim, garantindo a fluidez dos processos.

A identificação de falhas, problemas e até oportunidades de melhoria é facilitada quando há o acompanhamento próximo da rotina de trabalho. Isso faz com que a estrutura física da empresa seja aproveitada de forma mais inteligente e os investimentos sejam maximizados.

Desta forma, a empresa ganha produtividade, organização e rentabilidade, o que também resulta em melhores condições de trabalho para os colaboradores e reflete na qualidade do produto final.

Leia também: Aumente a produtividade de suas reuniões

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

2 Comentários

  • Edson Fernando Rodrigues

    maio 02, 05 2019 11:53:59

    Parabéns, boas matérias.

    • admin

      maio 02, 05 2019 05:47:33

      Muito obrigado, Edson! Ficamos felizes que tenha gostado. Continue acompanhando o Blog do Portal IC para conferir novos conteúdos.

Deixar um comentário