14. outubro 2019

Principais tipos de logística reversa no Brasil

Principais tipos de logística reversa no Brasil

A logística reversa é responsável por auxiliar na redução dos custos com os processos de coleta e troca de produtos e na destinação correta de materiais descartáveis e inservíveis. Também está relacionada com boa parte da redução do volume de matéria desperdiçada, o que contribui para o meio ambiente e a imagem das empresas.

Na prática, pode-se dizer que a logística reversa segue três etapas:

  • O consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante ou distribuidor
  • O responsável leva a mercadoria ou parte dela para o fabricante ou importador
  • Estes encaminham o item para reúso, reciclagem ou descarte adequado

Entenda mais sobre os principais tipos de logística reversa em nosso país.

Pós-consumo

O foco do pós-consumo é a revalorização e reciclagem dos materiais, oferecendo um destino mais adequado e sustentável a determinados produtos, como embalagens descartáveis. O objetivo é agregar valor aos materiais que ainda podem ser reutilizados e inseridos no ciclo produtivo ou de negócios.

Pós-venda

A pós-venda está relacionada às categorias de e-commerce e varejo. Pode-se dizer que ela abrange as encomendas que não atenderam às expectativas dos consumidores e têm pouco uso.

Aspectos como erros comerciais e falhas no padrão das embalagens, por exemplo, podem contribuir para que o produto necessite retornar a sua cadeia de distribuição direta.

No caso do e-commerce – quando o item comprado não satisfaz ao consumidor – a logística reversa se inicia no momento em que a empresa recolhe a embalagem com o produto, na tentativa de aproveitá-lo em uma próxima compra.

No varejo, funciona quando os clientes têm necessidade de retornar o produto à empresa, de modo que ele possa ser recuperado.

Reúso

Esse modelo de logística reversa possui como objetivo agregar valor à revenda de produtos como automóveis, livros e mobiliário. O sistema de leilão é importante aqui para a redistribuição dos itens a novos usuários.

Leia também: SKU: utilize a ferramenta para controlar melhor o estoque

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário