08. agosto 2018

4 erros que devem ser evitados na hora de alugar um galpão logístico

4 erros que devem ser evitados na hora de alugar um galpão logístico

Optar por alugar um galpão industrial em condomínio logístico é uma decisão muito importante e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da sua empresa, assim como no bom funcionamento dos processos.

Mas antes de escolher o galpão ideal, é imprescindível a identificação dos principais critérios para avaliar as possibilidades disponíveis no mercado.

Trazemos neste artigo os quatro erros mais comuns no momento de alugar galpões logísticos. Fique atento para se assegurar de que não está cometendo nenhum deles!

Ignorar a localização

Um dos principais benefícios de instalar sua empresa, estoque ou centro de distribuição em parques industriais é a localização estratégica. Existem diversos galpões industriais excelentes em estrutura e preço, mas que falham por estarem localizados em regiões perigosas, rodeadas por estradas de má qualidade e distantes de portos e rodovias de fácil acesso.

A elaboração de rotas de entrega otimizadas, o cumprimento dos prazos e a redução de custos com frete e pedágios só é possível quando o armazém está situado em pontos que facilitam o acesso e a movimentação de cargas e próximos aos principais clientes e pontos de entrega.

Não conferir a qualidade da estrutura

A integridade dos produtos, a segurança dos funcionários e a produtividade da operação são colocadas em risco quando a estrutura do galpão apresenta algum tipo de problema ou não é funcional.

Verifique de perto a qualidade dos materiais utilizados na construção, assim como a iluminação (de preferência explorando a luz natural), o tipo de piso, pé-direito, possibilidade de boa locomoção dos veículos de carga, instalações elétricas, encanamento, rachaduras nas paredes, infiltrações, entre outros.

Outro detalhe importante são as medidas de segurança adotadas pelo galpão. Portaria 24 horas, sistemas de alarme e incêndio, sistema digital, catracas e cancelas ajudam a garantir maior segurança e previnem possíveis roubos.

Não pensar em escalabilidade

O crescimento é um objetivo que todas as empresas buscam atingir, portanto, é fundamental que o espaço escolhido para abrigar a sede, o estoque ou até mesmo a produção seja capaz de acompanhar este processo.

Ao alugar um galão logístico, avalie sua capacidade de aumentar o fluxo de materiais, veículos e procedimentos no cotidiano da empresa em médio e longo prazo. Em alguns casos, projete também a possibilidade de diminuir. Isto se chama escalabilidade e é possível encontrar em condomínios logísticos que possuem galpões moduláveis e adaptáveis.

Não conferir se o local se adapta às necessidades

Cada empresa tem necessidades diferentes e demanda adaptações de espaço distintas, de acordo com os produtos que fabrica ou os materiais que precisa manter em estoque. Ventilação, refrigeração e iluminação especiais são alguns dos fatores que podem variar e precisam ser pensados no momento de alugar um galpão logístico.

Certifique-se de que o condomínio industrial oferece todas as particularidades necessárias para facilitar o trabalho e projete, inclusive, possíveis demandas futuras.

Leia também: Qual a influência do layout do armazém na produtividade logística?

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário