19. dezembro 2018

A importância da logística para o varejo

A importância da logística para o varejo

O varejo lida com um grande volume de mercadorias em um fluxo contínuo intenso. Como a venda é realizada diretamente para o consumidor final, não há intermediários e grande parte dos esforços logísticos são gerenciados pela própria empresa. Para que os produtos cheguem às prateleiras na quantidade e tempo ideais, é fundamental que sejam estocados e distribuídos adequadamente.  

Nesse cenário, a logística é de extrema relevância, visto que atua como ferramenta de integração entre os agentes da cadeia de suprimentos, e este alinhamento interfere precisamente na qualidade do resultado entregue ao consumidor. Entre as atividades que fazem parte do processo estão o transporte de cargas, a segurança dos produtos, o desenvolvimento de rotinas de armazenagem, a gestão de estoque e o controle de dados.

Apesar de comumente ser considerado um grande desafio, o setor logístico representa também uma valiosa oportunidade de conquistar vantagem competitiva e construir uma estratégia diferenciada. Confira os principais benefícios da logística para o varejo:

Aumento da eficiência

Planejar a disposição do estoque de forma estratégica e a armazenagem do item nas gôndolas, assim como aplicar o treinamento adequado à equipe, são exemplos de melhorias logísticas que trazem mais eficiência ao fluxo de compra e venda. A gestão no varejo é capaz de definir com mais clareza as etapas, os custos e os resultados.

Assim, otimiza-se recursos e esforços ao mesmo tempo que a qualidade do serviço é aprimorada. Como consequência, os índices de avarias são reduzidos e a satisfação do cliente cresce.

Contenção de custos

A importância da logística no varejo - Portal IC

A otimização de tempo tem como principal objetivo a contenção de custos. A partir do momento que são aplicadas técnicas para agilizar o processo logístico e permitir a realização das tarefas com mais precisão, a empresa reduz despesas e pode investir em seu desenvolvimento.

Destaque no mercado

Com objetivos coerentes e ações estratégicas ideais para atingi-los, os resultados são mais expressivos. Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer um produto impecável não basta. É preciso trabalhar para propiciar uma experiência de compra agradável, gerando encantamento no consumidor.

A disponibilidade de um produto na loja, a velocidade na sua entrega e a maneira com que ele é disposto, entre outros fatores, contribuem para que a marca ganhe vantagem competitiva e conquiste mais espaço no mercado.

Leia também: Dificuldade para lidar com críticas no trabalho? Veja com utilizá-las para crescer

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário