14. agosto 2019

Como escolher o galpão logístico e industrial adequado para seu negócio

Como escolher o galpão logístico e industrial adequado para seu negócio

Escolher o galpão logístico e industrial mais adequado para o negócio é uma das decisões mais importantes a serem tomadas pelo time de logística. Afinal, ele pode influenciar a efetividade das operações, a agilidade dos processos e até o bem-estar dos colaboradores, o que consequentemente interfere na produtividade e lucratividade da empresa.

Entre as principais opções procuradas por empresas de diversos portes que buscam não apenas um galpão de qualidade, mas também uma estrutura completa e comodidades relevantes, estão os condomínios industriais e logísticos, a exemplo do Portal IC.

Esses complexos de galpões conseguem oferecer modernidade e diversas vantagens a preços atrativos, já que os custos são rateados entre todas as companhias instaladas. Tendo em mente as reais necessidades da sua empresa e realizando uma profunda pesquisa de mercado, é possível encontrar um galpão que atenda perfeitamente ao seu negócio.

Confira a seguir os fatores de maior relevância a serem considerados no momento de alugar um galpão industrial e logístico.

Localização

Como escolher o galpão logístico e industrial mais adequado para seu negócio - Portal IC

A rotina logística é muito influenciada pelo transporte de cargas, visto que o recebimento e envio de mercadorias e produtos é constante. Sendo assim, é imprescindível que a localização do galpão esteja de acordo com a estratégia de distribuição adotada pela empresa.

A proximidade com aeroportos e rodovias de fácil acesso que ligam o galpão aos destinos mais frequentes, além da presença helipontos, é um fator que pode gerar economia de tempo e dinheiro aos gestores.

Segurança

Riscos de acidentes como incêndios, inundações, furtos e roubos de mercadorias devem ser minimizados ao máximo. Para isso, diferenciais como portaria 24 horas, acesso digital, dilaceradores de pneus, sistemas de incêndio com sprinklers, câmeras de segurança e piso bem nivelado — para facilitar o trabalho das empilhadeiras — contribuem muito.

Além dos bens materiais, a integridade de seus funcionários também é muito valiosa. Certifique-se de que a região não é perigosa e conta com farmácias e hospitais nas proximidades para casos de emergência.

Flexibilidade e personalização do espaço

Galpões modulares personalizáveis e flexíveis oferecem a garantia de que o espaço sempre estará alinhado com o momento atual da organização, já que há a possibilidade de aumentar ou diminuir a área de ocupação conforme a necessidade.

Isso permite que a empresa tenha um sistema de armazenagem otimizado e seja capaz de expandir sem a necessidade de mudar de endereço.

Boa resistência do piso

A mobilidade da carga é assegurada por meio de um piso que suporte tanto o peso do estoque quanto o maquinário e equipe, não apresentando juntas ou dilatação entre módulos. Dessa forma, as operações acontecem com mais agilidade e segurança.

Materiais como o concreto armado ou pretendido são indicados pela resistência, e a capacidade de peso ideal é entre 5 e 9 t/m².

Iluminação e natural abundante

Como escolher o galpão logístico e industrial mais adequado - Portal IC

Um ambiente bem iluminado é essencial para a fácil identificação dos produtos e execução das tarefas do dia a dia. Galpões que privilegiam a luz natural promovem o bem-estar dos colaboradores e incentivam a economia de energia, uma vez que reduzem o uso de lâmpadas.

Possibilidade de mezanino

O mezanino é uma excelente alternativa para beneficiar o trabalho em um galpão logístico, visto que permite aproveitar melhor o espaço. As estruturas comportam múltiplos sistemas de estocagem e aumentam a personalização da área, resultando em economia de custos.

Estacionamento suficiente

Principalmente empresas que optam por concentrar o departamento administrativo e o centro de distribuição no mesmo endereço costumam receber clientes, fornecedores e parceiros com frequência, além da tradicional movimentação de caminhões. Isso faz com que o número de vagas de garagem disponíveis seja um diferencial.

Condomínios industriais e logísticos de alto padrão preveem essa demanda e oferecem uma grande quantidade de vagas para veículos de pequeno e grande porte. No Portal do Porto, por exemplo, o estacionamento coletivo comporta 1.200 carros e o pátio de entrada tem capacidade para 61 caminhões e 30 automóveis.

Comodidades adicionais

Muito mais que a estrutura do galpão em si, é imprescindível avaliar outros benefícios que podem agregar valor no cotidiano empresarial. Contar com auditórios equipados, salas de reunião completas, refeitórios, espaço para caminhoneiro, restaurante e até mesmo um serviço de manutenção e jardinagem eficiente traz praticidade ao dia a dia.

Todos os itens acima você encontra nos parques industriais e logísticos do Portal IC, que atua há mais de 27 anos no mercado com empreendimentos do mais alto padrão para locação. Visite nossas instalações e escolha a melhor opção para o seu negócio. Acesse www.portalic.com.br ou ligue (41) 997 990 041/ (41) 3134-4000.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre condomínios industriais e logísticos

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário