02. dezembro 2019

Condomínios logísticos auxiliam no método Just in Time

Condomínios logísticos auxiliam no método Just in Time

Just in Time” significa “na hora certa”, e é um modelo ligado à produção de bens e serviços no momento em que são necessários, de forma que não haja excesso de estoque nem atrasos. Nesse cenário, os condomínios logísticos ganham espaço, pois oferecem eficiência de armazenagem, localização privilegiada e modernas infraestruturas, entre outros atributos.

O objetivo desse modelo é reduzir ao máximo desperdícios e prejuízos, entregando o produto ou serviço na hora certa. O Just in Time exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo, no lugar e na quantidade certa, visando capacitar a empresa a produzir somente o necessário para atender à demanda com qualidade assegurada.

As empresas que adotam esse sistema geralmente utilizam softwares de gestão, pois esse processo exige uma programação bastante cuidadosa, especialmente no fluxo de recursos direcionados à produção. A automação ajuda a monitorar os processos produtivos e evitar fabricação acima da demanda, entre outros fatores.

Para que o sistema funcione da melhor forma é necessário otimizar as etapas, interagir bem com o cliente, construir relações de confiabilidade com fornecedores e ter compromisso de melhoria contínua. Nesse processo os condomínios logísticos também possuem uma função importante, pois aproximam os centros de produção regionais dos portos e aeroportos, que conectam o mercado mundial. Assim, podem otimizar o tempo, o custo, a produtividade e a logística.

Outras vantagens dos condomínios é que possuem localização privilegiada, moderna infraestrutura, forte segurança patrimonial, incentivos ficais da região e flexibilidade para ajustar as instalações a requisitos operacionais específicos.

Além disso, os condomínios logísticos podem operar com tecnologia blockchain, que oferece mais agilidade e segurança na operação dos equipamentos, principalmente reduzindo o tempo de permanência de cargas nos pontos de transição entre modais.

Leia também: mercado brasileiro de condomínios logísticos atinge recorde na história do segmento

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário