10. julho 2018

Qual a influência do layout do armazém na produtividade logística?

Qual a influência do layout do armazém na produtividade logística?

Para conquistar posição de destaque no mercado é vital que empresas otimizem os processos operacionais e adotem estratégias inteligentes para melhorar a cadeia de distribuição. Neste sentido, o layout do armazém exerce influência direta nos resultados.

A forma com que os itens são distribuídos e organizados dentro do galpão ou armazém deve ser planejado de modo a minimizar a distância percorrida no local, facilitando o acesso aos produtos, a movimentação de máquinas e pessoas e a separação de pedidos.

Importância do layout do armazém para o negócio

Basicamente são quatro os principais benefícios adquiridos com um layout de armazém estratégico: otimização de espaço, melhora na produtividade, economia de tempo e, como consequência de tudo isso, maximização dos lucros.

Busca-se armazenar a maior quantidade possível de itens e organizá-los de forma que recebam o manuseio adequado e facilitem o trabalho da equipe responsável pelo processo de picking – separação e preparação dos pedidos.

Quando a empresa se preocupa em posicionar os produtos estrategicamente, ela ganha flexibilidade, reduzindo custos e o tempo gasto nas operações. Além de evitar a movimentação excessiva dos materiais, que poderia comprometer sua integridade e resultar em graves danos.

O layout ideal varia de acordo com a natureza dos produtos estocados pela empresa e do mercado em que ela atua. Para certificar-se de a disposição dos itens no galpão de estoque está adequada, é importante ficar atento a estes fatores:

Organização do espaço

Planejar o espaço necessário para abrigar todos os produtos é o primeiro passo. Questões como a conservação dos materiais, acessibilidade e limitação devem ser levados em consideração no momento da escolha.

Mapas de sinalização dentro do galpão e um sistema de rotulagem nas prateleiras, por exemplo, são medidas simples que podem colaborar muito com a produtividade do trabalho.

Movimentação dos materiais

Influência do layout do armazém na produtividade logística - Portal IC

Para facilitar o picking, a carga e a descarga dos produtos, o indicado é posicionar aqueles de maior giro, ou seja, os mais populares e que vendem mais, em áreas de acesso rápido e fácil. Próximo a portas, em prateleiras que não ultrapassem a altura dos ombros e de fácil identificação. Isso tornará o trabalho mais ágil e menos suscetível a falhas.

Logo, os produtos de baixo giro podem ser dispostos em locais afastados, menos visíveis e mais altos, já que são utilizados com menor frequência. Utilizar estantes verticais é uma excelente forma de aproveitar todo o espaço disponível no galpão, mas lembre-se de guardar aqui apenas produtos que são solicitados eventualmente.

Estocagem por semelhança

Fica muito mais fácil encontrar um item quando ele está posicionado próximo aos seus semelhantes. Por isso crie categorias e agrupe-as por afinidade dentro do estoque, agilizando os processos de movimentação, entrada e saída.

Algumas vezes, a ordem de envio pode ser um fator comum entre os itens. Se vários produtos são sempre enviados ao mesmo tempo para um único destino, mantê-los juntos evita movimentação desnecessária e simplifica o processo.

Volume dos produtos

O tamanho das mercadorias tem impacto direto na organização, no tipo de compartimentos utilizados e na disposição de todos os elementos. Armazenar itens pequenos em uma grande área, por exemplo, seria um desperdício.

Sendo assim, todo o layout deve ser planejado de acordo com o tamanho das peças que serão estocadas para que o espaço seja aproveitado de forma inteligente.

Características dos materiais

Qual a influência do layout do armazém na produtividade logística - Portal IC

Alguns materiais têm particularidades que exigem cuidados especiais quanto à temperatura, ventilação e umidade do local onde estão sendo estocados. Alimentos, bebidas, cosméticos e remédios são alguns exemplos de produtos que demandam condições especiais.

O layout do armazém deve seguir essas exigências a fim de garantir a integridade e segurança dos produtos, evitando alterações em sua validade ou qualidade.

Limpeza e manutenção

O acúmulo de sujeira pode tanto contaminar os produtos quanto atrair insetos e pragas que destroem os materiais. Assim como a falta de manutenção também pode ocasionar grandes problemas. Para evitar essas situações, invista em um galpão industrial onde a higienização e manutenção possam ser realizadas com agilidade.

Em um condomínio industrial, por exemplo, sua empresa não precisa se preocupar com estes itens básicos. Existe uma equipe capacitada para realizar essas funções com excelência e frequentemente.

Tendo todos estes itens em mente e colocando-os em prática, sua empresa será capaz de oferecer um serviço de entrega ágil ao mesmo tempo em que otimiza o espaço do armazém logístico, o tempo da equipe e torna o processo em geral mais produtivo. O resultado é, com certeza, vantagem competitiva e frutos positivos para o negócio.

Leia também: Como elaborar um planejamento operacional eficiente.

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

6 Comentários

  • Arthur Correa Barros

    março 20, 03 2019 02:36:55

    Como que eu poderia fazer uma melhoria logistica na area do layout?

    • admin

      março 20, 03 2019 06:54:47

      Olá, Arthur. é importante contar com um galpão industrial que possibilite a fácil movimentação dos estoques e a limpeza e manutenção frequentes. Além disso, métodos de estocagem organizados, levando em consideração o volume dos produtos, também contribuem para a logística do layout.
      Para conhecer mais sobre os condomínios logísticos do Portal IC, acesse: http://www.portalic.com.br/parques-industriais 😉

  • Luciana

    outubro 21, 10 2019 02:20:50

    Muito importante a limpeza e manutenção evita grandes problemas através de um bom trabalho nvestimen o em galpões,trazendo agilidade e rapidez e grande eficiência.

    • admin

      outubro 21, 10 2019 03:50:41

      Com certeza, Luciana! 😉 Agradecemos seu comentário. Não deixe de acompanhar nosso blog para conferir mais novidades relacionadas ao setor logístico.

  • UIARA CAMILA DE SOUSA VIEIRA Aluno(a) LOG PET EAD

    outubro 22, 10 2019 09:50:51

    A organização do espaço é um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento da produção

    • admin

      outubro 23, 10 2019 09:57:09

      Bom dia, Uiara. Com certeza. Esse fator é fundamental e interfere diretamente na produtividade do trabalho. 😉 Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais novidades desse setor.

Deixar um comentário