10. junho 2019

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara: o Portal da Graciosa

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara: o Portal da Graciosa

José Wille, apresentador do Band Entrevista, recebeu no dia 1º de junho o empresário Francisco Simeão em conversa a respeito de um inovador projeto em Piraquara, o Portal da Graciosa. Secretário da Indústria e Comércio do Paraná de 1983 a 1986, Francisco foi fundador da BS Colway, antiga produtora de pneus, e hoje é um dos responsáveis pelo Portal IC, grupo que conta com 5 condomínios industriais e logísticos de alto padrão.

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o Portal da Graciosa - Portal do Porto

Segundo Simeão, o projeto do Portal da Graciosa define toda sua existência, sendo resultado de suas experiências em uma trajetória de mais de 60 anos de trabalho. O empreendimento irá explorar o enorme potencial de crescimento do município de Piraquara, criando oportunidades também em toda a Região Metropolitana de Curitiba, como Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais, e gerando otimismo quanto à economia no Paraná.

Atuação de Francisco Simeão em Piraquara

Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara, o Portal da Graciosa - Portal do Porto

O Portal da Graciosa não é a primeira iniciativa de Simeão que visa o desenvolvimento econômico e social em Piraquara. Entre as seis indústrias que já desenvolveu, a BS Colway, localizada na região, teve um impacto especial, recebendo o título de maior produtividade na história do segmento de pneus remoldados, com cerca de 130% da capacidade nominal das máquinas.

Segundo o empresário, o segredo para esse sucesso foi a assistência aos 1.200 trabalhadores que contribuíam para a produção, oferecendo educação para que concluíssem seus estudos e atividades físicas para que desenvolvessem resistência. Como consequência dos investimentos em qualificação, a companhia ganhava em produtividade.

Um dos desafios estipulados pela produtora de pneus foi a contratação de colaboradores que nunca haviam trabalhado anteriormente, treinando-os para que se tornassem excelentes profissionais. A ideia era que, após 12 anos de aprendizado na empresa, os trabalhadores tivessem a oportunidade, viabilizada pela própria organização, de atuar em outras instituições, com cargos ainda mais valorizados.

Com a proibição da importação de sua matéria-prima, a BS Colway teve suas operações suspensas antes que completasse doze anos de atividade, impedindo que os planos de desenvolvimento profissional de seus colaboradores pudessem ser concluídos. Dessa forma, o sentimento enfrentado por Simeão foi de débito, motivando-o a lutar para que a promessa de melhores condições de vida para a população fosse cumprida.

Sobre o Portal da Graciosa

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre projeto que transformará Piraquara - Portal do Porto

Hoje, o Portal IC conta com cinco condomínios industriais e logísticos, em 330 mil m² construídos, cerca de 84% de sua capacidade ocupada e o objetivo de 100% de ocupação até o final do ano.  Entre eles, o Portal do Porto configura-se como o melhor do gênero na América Latina, abrigando mais de 20 empresas.

Francisco Simeão fala sobre Portal da Graciosa - Portal do Porto

O projeto do Portal da Graciosa pretende ser cinco vezes maior que o Portal do Porto, gerando aproximadamente 10 mil empregos diretos e movimentando toda a economia da região. Além de espaço moderno e de qualidade para a instalação de empresas que tenham atividade limpa, ou seja, não gerem impactos negativos ao meio ambiente, o empreendimento irá construir uma escola autossustentável, custeada pela iniciativa privada durante os primeiros 25 anos de funcionamento e assumida pelo poder público posteriormente.

Com o objetivo de se tornar a melhor escola da América Latina em resultados acadêmicos, a instituição de ensino proporcionará educação de qualidade gratuita para toda a comunidade, mudando a vida de 10.000 jovens da região. Com isso, pretende-se colocar Piraquara entre os melhores IDHs do país.

Para cumprir esta meta, o Portal IC conta com a vasta experiência em educação adquirida pelo apoio ao Programa Bom Aluno, uma das mais completas iniciativas educacionais em execução no Brasil. O programa oferece preparo educacional e técnico-profissional desde o 6º ano do ensino fundamental até a pós-graduação, para alunos da rede pública que se destacam pelo excelente desempenho acadêmico.

Benefícios do Portal da Graciosa para Piraquara

No programa Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara, o Portal da Graciosa - Portal do Porto

Francisco Simeão acredita que, quando em operação, o Portal da Graciosa transformará Piraquara em uma espécie de “polo industrial 4.0”, com tecnologia de valor agregado, incentivo à modernização de processos e total aproveitamento da matéria-prima. 

Com 10 mil novas oportunidades de trabalho, o município atingirá o pleno emprego, criando demanda por mão de obra qualificada e aperfeiçoando a qualidade de vida na região. Ao compreender que a produtividade e a lucratividade só aumentam com a valorização do trabalhador, as empresas ali instaladas serão responsáveis pela capacitação profissional e pela oferta de planos de saúde aos colaboradores e suas famílias.

Simeão conta ainda que o orçamento anual voltado para a educação no município é de R$ 77 milhões, sendo que o Portal da Graciosa investirá, apenas em sua escola, cerca de R$ 150 milhões por ano. O aumento da qualidade dos estudos irá oferecer um futuro melhor aos jovens.

Outro setor a ser beneficiado pela iniciativa é o meio ambiente. O projeto abrange a revitalização das matas ciliares do terreno, que terá 30% de sua extensão voltada para o plantio de floresta nativa, iniciando por pinheiros.

Assista à entrevista completa no vídeo a seguir e conheça mais sobre o Portal da Graciosa em http://www.portalgraciosa.com/.

Leia também: Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário