10. junho 2019

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara: o Portal da Graciosa

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara: o Portal da Graciosa

José Wille, apresentador do Band Entrevista, recebeu no dia 1º de junho o empresário Francisco Simeão em conversa a respeito de um inovador projeto em Piraquara, o Portal da Graciosa. Secretário da Indústria e Comércio do Paraná de 1983 a 1986, Francisco foi fundador da BS Colway, antiga produtora de pneus, e hoje é um dos responsáveis pelo Portal IC, grupo que conta com 5 condomínios industriais e logísticos de alto padrão.

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o Portal da Graciosa - Portal do Porto

Segundo Simeão, o projeto do Portal da Graciosa define toda sua existência, sendo resultado de suas experiências em uma trajetória de mais de 60 anos de trabalho. O empreendimento irá explorar o enorme potencial de crescimento do município de Piraquara, criando oportunidades também em toda a Região Metropolitana de Curitiba, como Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais, e gerando otimismo quanto à economia no Paraná.

Atuação de Francisco Simeão em Piraquara

Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara, o Portal da Graciosa - Portal do Porto

O Portal da Graciosa não é a primeira iniciativa de Simeão que visa o desenvolvimento econômico e social em Piraquara. Entre as seis indústrias que já desenvolveu, a BS Colway, localizada na região, teve um impacto especial, recebendo o título de maior produtividade na história do segmento de pneus remoldados, com cerca de 130% da capacidade nominal das máquinas.

Segundo o empresário, o segredo para esse sucesso foi a assistência aos 1.200 trabalhadores que contribuíam para a produção, oferecendo educação para que concluíssem seus estudos e atividades físicas para que desenvolvessem resistência. Como consequência dos investimentos em qualificação, a companhia ganhava em produtividade.

Um dos desafios estipulados pela produtora de pneus foi a contratação de colaboradores que nunca haviam trabalhado anteriormente, treinando-os para que se tornassem excelentes profissionais. A ideia era que, após 12 anos de aprendizado na empresa, os trabalhadores tivessem a oportunidade, viabilizada pela própria organização, de atuar em outras instituições, com cargos ainda mais valorizados.

Com a proibição da importação de sua matéria-prima, a BS Colway teve suas operações suspensas antes que completasse doze anos de atividade, impedindo que os planos de desenvolvimento profissional de seus colaboradores pudessem ser concluídos. Dessa forma, o sentimento enfrentado por Simeão foi de débito, motivando-o a lutar para que a promessa de melhores condições de vida para a população fosse cumprida.

Sobre o Portal da Graciosa

Em conversa para o Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre projeto que transformará Piraquara - Portal do Porto

Hoje, o Portal IC conta com cinco condomínios industriais e logísticos, em 330 mil m² construídos, cerca de 84% de sua capacidade ocupada e o objetivo de 100% de ocupação até o final do ano.  Entre eles, o Portal do Porto configura-se como o melhor do gênero na América Latina, abrigando mais de 20 empresas.

Francisco Simeão fala sobre Portal da Graciosa - Portal do Porto

O projeto do Portal da Graciosa pretende ser cinco vezes maior que o Portal do Porto, gerando aproximadamente 10 mil empregos diretos e movimentando toda a economia da região. Além de espaço moderno e de qualidade para a instalação de empresas que tenham atividade limpa, ou seja, não gerem impactos negativos ao meio ambiente, o empreendimento irá construir uma escola autossustentável, custeada pela iniciativa privada durante os primeiros 25 anos de funcionamento e assumida pelo poder público posteriormente.

Com o objetivo de se tornar a melhor escola da América Latina em resultados acadêmicos, a instituição de ensino proporcionará educação de qualidade gratuita para toda a comunidade, mudando a vida de 10.000 jovens da região. Com isso, pretende-se colocar Piraquara entre os melhores IDHs do país.

Para cumprir esta meta, o Portal IC conta com a vasta experiência em educação adquirida pelo apoio ao Programa Bom Aluno, uma das mais completas iniciativas educacionais em execução no Brasil. O programa oferece preparo educacional e técnico-profissional desde o 6º ano do ensino fundamental até a pós-graduação, para alunos da rede pública que se destacam pelo excelente desempenho acadêmico.

Benefícios do Portal da Graciosa para Piraquara

No programa Band Entrevista, Francisco Simeão fala sobre o projeto que transformará Piraquara, o Portal da Graciosa - Portal do Porto

Francisco Simeão acredita que, quando em operação, o Portal da Graciosa transformará Piraquara em uma espécie de “polo industrial 4.0”, com tecnologia de valor agregado, incentivo à modernização de processos e total aproveitamento da matéria-prima. 

Com 10 mil novas oportunidades de trabalho, o município atingirá o pleno emprego, criando demanda por mão de obra qualificada e aperfeiçoando a qualidade de vida na região. Ao compreender que a produtividade e a lucratividade só aumentam com a valorização do trabalhador, as empresas ali instaladas serão responsáveis pela capacitação profissional e pela oferta de planos de saúde aos colaboradores e suas famílias.

Simeão conta ainda que o orçamento anual voltado para a educação no município é de R$ 77 milhões, sendo que o Portal da Graciosa investirá, apenas em sua escola, cerca de R$ 150 milhões por ano. O aumento da qualidade dos estudos irá oferecer um futuro melhor aos jovens.

Outro setor a ser beneficiado pela iniciativa é o meio ambiente. O projeto abrange a revitalização das matas ciliares do terreno, que terá 30% de sua extensão voltada para o plantio de floresta nativa, iniciando por pinheiros.

Assista à entrevista completa no vídeo a seguir e conheça mais sobre o Portal da Graciosa em http://www.portalgraciosa.com/.

Leia também: Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

2 Comentários

  • Clayton Ariel de Souza

    agosto 05, 08 2019 10:16:28

    Francisco Simeão trabalhei pela Copel por alguns anos em Piraquara no tempo da bs colway e vi sua entrevista na televisão continuo como funcionário da copel na regularização fundiária fazemos indenizações em viagem ao interior do estado tive uma ideia sobre pedágios gostaria de um contato seu para lhe explicar a idéia meu Whatsapp Clayton 41999235448

    • admin

      setembro 12, 09 2019 03:23:39

      Boa tarde, Clayton. Ficamos muito felizes que queira dividir sua ideia conosco. 🙂 Pedimos que encaminhe sua sugestão para o e-mail contato@portalic.com.br, por favor. Assim nossa equipe irá analisar e direcionar para os responsáveis. Abraços!

Deixar um comentário