06. novembro 2018

A influência da comunicação nas operações logísticas

A influência da comunicação nas operações logísticas

Para que uma mercadoria seja produzida com qualidade e entregue ao cliente com rapidez, gerando lucros, é preciso que haja sinergia entre os diversos setores da logística. Uma empresa só consegue atingir o sucesso com uma comunicação clara e fluida, já que cada um dos processos logísticos depende, mesmo que indiretamente, de todos os outros.

Devido ao imenso volume de informações que transita diariamente entre os departamentos da logística, assim como sua interferência direta na qualidade das atividades executadas, a melhor maneira de assegurar a produtividade é investir na clareza e agilidade com que os dados são transmitidos, garantindo que sejam acessíveis a todos os interessados e facilmente compreendidos.

Felizmente, a tecnologia tem auxiliado muito nessa questão. A possibilidade de enviar e receber informações em tempo real para qualquer região do planeta revolucionou a forma com que nos comunicamos e, consequentemente, elevou o nível dos serviços prestados. A utilização dessas ferramentas de forma inteligente resulta em economia de tempo e recursos para o negócio, além de um relacionamento saudável com fornecedores e mais qualidade para o cliente final.

Para evitar problemas relacionados à comunicação na logística que possam comprometer os resultados, fique atento às seguintes dicas:

Incentive a interação entre setores

A comunicação nas operações logísticas - Portal IC

Uma informação mal compreendida, comunicada com atraso ou até mesmo negligenciada pode causar sérios problemas, prejudicando a operação logística como um todo. Para evitar este tipo de situação, incentive o diálogo entre os setores, principalmente aqueles que necessitam de um contato mais próximo, como o estoque e o transporte, por exemplo.

É papel da empresa reforçar a importância de uma comunicação objetiva e precisa, explicando com detalhes as consequências da falta de diálogo. Quando ocorre algum imprevisto na distribuição do produto, a agilidade com que esta informação chega até o comercial vai garantir que o problema seja contornado, possibilitando a negociação de novos prazos e impedido que o cliente tenha uma experiência negativa com a marca.

Esclareça dúvidas e valorize o feedback

Funcionários bem preparados são a chave para a produtividade. Invista na comunicação para que os colaboradores se sintam seguros para tomar decisões e solucionar problemas, descomplicando o trabalho e construindo uma rotina mais fluida. O gestor de operações deve esclarecer quaisquer dúvidas e utilizar a linguagem da equipe, de forma que a mensagem possa ser absorvida espontânea e naturalmente.

Organizar breves reuniões diárias ou semanais é uma medida interessante para estimular o diálogo e a discussão de ideias que visem melhorar o processo logístico. Abrir este espaço para a troca de informações faz com que a equipe se sinta valorizada e fique à vontade para fornecer um feedback sincero.

Endomarketing

A influência da comunicação nas operações logísticas - Portal IC

O planejamento e a execução de ações de marketing direcionadas ao público interno da empresa é o que chamamos de endomarketing. Esta comunicação, se bem definida e trabalhada, é imprescindível para viabilizar um relacionamento saudável entre todos os setores da empresa e criar uma identificação dos funcionários com a marca, informando com clareza as políticas empresariais e a cultura organizacional.

Utilize um sistema de gestão

A tecnologia não se aplica apenas no envio da informação, como por e-mail, telefone ou WhatsApp, mas também na sua disponibilização e controle. Um sistema de gestão, além de automatizar os processos e aumentar a produtividade, ainda colabora com a redução de custos, e com a eficiência do fluxo comunicacional, já que a troca de informações é realizada de maneira integrada e em tempo real.

Leia também: Por que um condomínio logístico é a opção mais sustentável para empresas?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário