05. julho 2019

Aprenda a fornecer um bom feedback para seus colaboradores

Aprenda a fornecer um bom feedback para seus colaboradores

Feedbacks normalmente deixam gestores e colaboradores desconfortáveis. De um lado, o líder teme que o funcionário se sinta ofendido, do outro, os membros da equipe têm receio de ser mal avaliados pelo chefe. Porém, quando bem aplicado, um feedback pode trazer muitos benefícios, estabelecendo uma relação de confiança e contribuindo para o crescimento pessoal do colaborador. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar você a fornecer um bom feedback.

Dê feedbacks constantes

Não é necessário aguardar uma data estabelecida para avaliar a performance da equipe. Inclusive, quando alguma situação específica precisa ser debatida, o ideal é não esperar mais que 24 horas. Um gestor que fornece feedbacks constantemente garante que sempre exista uma boa comunicação com o colaborador, ajudando-o a entender onde ele está acertando ou errando.

Feedback individual

Elogios ou críticas feitas em público podem desestabilizar ou constranger a equipe, por isso, o ideal é fazer reuniões individuais de feedback.

Descontração

Evite começar o feedback de forma direta, falando logo de trabalho. Para deixar o colaborador mais confortável, “quebre o gelo” com conversas informais. Pergunte sobre a família ou sobre um possível curso que ele esteja fazendo.

Informações claras e objetivas

Aprenda a fornecer um bom feedback para seus colaboradores - Construtora Laguna

Seja transparente e direto ao conversar com seu colaborador e evite expressões vagas, como “seu trabalho precisa melhorar”. Explique no que ele errou ou fale sobre as ações positivas, sempre usando dados. Você pode dar exemplos das metas que foram cumpridas ou indicar em números o quanto o funcionário contribuiu com os resultados da empresa.

Plano de ação

O principal objetivo de um feedback é apontar soluções, por isso, é fundamental alinhar com o colaborador as medidas a serem tomadas para que o desempenho dele melhore e indicar as habilidades que ele precisa desenvolver para crescer ainda mais na empresa. Você pode sugerir cursos ou solicitar um treinamento, por exemplo. É importante ainda estabelecer prazos e pensar em formas de medir os objetivos alcançados.

Incentive o diálogo

Durante o feedback, peça para que o colaborador esteja aberto à discussão e sugira que anote os pontos principais. Você também precisa estar disposto a ouvir, mostrando que valoriza o feedback que recebe. Assim como ele, anote os pontos ressaltados pelo funcionário e trabalhe para melhorá-los.

Leia mais: 5 dicas para desenvolver talentos na sua equipe

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário