10. maio 2019

Aprenda o que é presenteísmo e saiba como evitá-lo em sua empresa

Aprenda o que é presenteísmo e saiba como evitá-lo em sua empresa

Para que o desempenho de qualquer empresa seja satisfatório, é essencial a valorização de seus colaboradores. Com gestores que impulsionam o desenvolvimento da equipe, um ambiente profissional agradável e condições adequadas de trabalho, problemas como o presenteísmo são evitados.

Entenda a definição desse conceito tão comum no cotidiano profissional, saiba como identificá-lo em seu time e previna as situações negativas causadas pelo presenteísmo.

O que é presenteísmo e quais suas consequências

Saiba como evitar o presenteísmo em sua empresa - Portal IC

O presenteísmo é definido pela falta de concentração, dedicação e disposição necessárias para enfrentar os desafios da rotina profissional. É como se, mesmo presente fisicamente, o colaborador estivesse distante.

Diferente do absenteísmo, que é a ausência injustificada na empresa, o funcionário frequenta o espaço de trabalho com a frequência esperada e cumpre os horários. Porém, não há comprometimento com a produtividade, o que causa acúmulo de tarefas, erros constantes e redução da qualidade esperada para os resultados.

Nesses casos, é comum que o funcionário trabalhe em “modo automático” durante todo o expediente, sem se envolver de fato nas atividades, demonstrando falta de interesse e se preocupando apenas com o momento de ir embora. Reuniões improdutivas e discussões redundantes também são sinais de presenteísmo.

A baixa produtividade gera um desgaste físico e mental para o colaborador, assim como prejuízo para a empresa, que não consegue absorver o máximo da capacidade da equipe e, uma vez que o cliente se depara com a ausência de compromisso, pode ter sua credibilidade comprometida.

Como evitar o presenteísmo na sua empresa

Aprenda o que é presenteísmo - Portal IC

Um colaborador desmotivado pode influenciar o desempenho de toda a equipe. Por isso, é muito importante que os líderes, em conjunto com o departamento de Recurso Humanos, sejam capazes de identificar os comportamentos característicos do presenteísmo e agir para contornar a situação. Resumidamente, promover o bem-estar coletivo e estimular os objetivos profissionais, e até mesmo pessoais, dos colaboradores são as medidas indicadas.

Oferecer feedbacks construtivos e deixar clara a importância do colaborador para o sucesso da empresa e a satisfação de seus clientes é uma maneira de mostrar a ele o sentido de sua função. Ao perceberem o significado de seu trabalho, as pessoas se conectam com as atividades mais facilmente e se sentem motivadas.

Uma rotina sobrecarregada também pode causar frustração, estresse e desânimo, sentimentos relacionados ao presenteísmo. Para evitar que isso ocorra, o gestor deve atribuir funções condizentes com as habilidades de cada trabalhador e certificar-se de que as metas são possíveis.

Outras estratégias motivacionais são: criação de metas e programas de recompensa; realização de treinamentos, workshops e eventos de integração; fortalecimento da comunicação interna; investimento em benefícios relacionados à saúde física e mental e preocupação com a ergonomia e segurança no ambiente de trabalho.   

Leia também: Portal IC apoia Bom Aluno, programa que incentiva a educação

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário