08. fevereiro 2019

Como desenvolver a proatividade no trabalho?

Como desenvolver a proatividade no trabalho?

A proatividade é uma das habilidades mais valorizadas em um profissional, independentemente de sua área de atuação. Portanto, desenvolvê-la é fundamental para estimular seu crescimento dentro da empresa e alcançar sucesso na carreira.

Ser uma pessoa proativa significa ter conhecimento e segurança suficientes para antecipar situações e agir de forma a evitar problemas antes que se tornem, de fato, obstáculos. É planejar-se com eficiência e compreender o meio para então obter controle sobre os acontecimentos, assumindo responsabilidades por suas ações e buscando soluções inovadoras que tragam resultados mais positivos.

Mais do que ter energia e disposição para sugerir alternativas e colocar ações em prática, a proatividade é a capacidade de enxergar oportunidades de mudanças que melhorem a rotina da organização e facilitem o alcance de seus objetivos, assumindo riscos sem deixar que ideias impulsivas comprometam o trabalho.

Além disso, o profissional proativo é flexível e se adapta com facilidade a novos cenários, motivando seus colegas de equipe e sabendo ouvir suas opiniões para chegar a ideias inteligentes que beneficiam o time.

Aprimorar esta competência exige autocrítica e determinação para identificar hábitos que podem ser incluídos em sua rotina de forma a estimular o pensamento antecipador. Confira dicas para se tornar um colaborador mais proativo.

Busque conhecimento atualizado e constante

Acompanhar as tendências do mercado, analisar cases de sucesso e estar por dentro de ferramentas e ações inovadoras proporcionará a você a bagagem necessária para desenvolver soluções surpreendentes e sugerir mudanças inteligentes.

A tecnologia traz, a todo instante, novos meios de otimizar recursos. Estar disposto a mudar processos, aplicar novas metodologias de trabalho e extrair o melhor dos artifícios disponíveis são características importantes em um perfil proativo.

Concentre-se na solução

Como desenvolver a proatividade no trabalho - Portal IC

Evitar que a ansiedade tome conta da sua mente quando precisa lidar com um problema é primordial. O melhor a fazer é procurar não identificar culpados, mas sim formas de contornar a situação com sabedoria. Invista seu tempo e energia apenas em coisas que você pode controlar e foque em encontrar soluções, isso permite manter o otimismo e não se abalar emocionalmente.

Tome iniciativa

Quanto mais preparação você tiver, melhor conseguirá se antecipar, ter pensamentos novos perante situações corriqueiras e executar atividades sem que alguém precise pedir. Adotar uma postura menos observadora e mais atuante no cotidiano da empresa também é importante para se mostrar presente e promover as mudanças que otimizarão atividades e alcançarão melhores resultados.

Questione-se

Analisar o cenário atual da empresa e as consequências das ações tomadas faz parte do processo de aprendizagem. Pergunte-se frequentemente como você pode contribuir para otimizar os processos, melhorar uma situação ou solucionar possíveis problemas. Ou seja, quais aspectos devem ser aprimorados para alcançar os objetivos e o que já foi feito para chegar lá.

Tenha uma rotina organizada

A proatividade só é possível com organização. Planejar a execução das atividades com disciplina e levando em consideração suas prioridades ajuda a evitar o caos no ambiente de trabalho, proporcionando maior controle e favorecendo tomadas de decisão preventivas.

Manter a ordem é primordial para enxergar as circunstâncias com clareza e compreender o cenário empresarial. Assim, cria-se uma atmosfera profissional que estimula a proatividade.

Leia também: Aumente a produtividade de suas reuniões

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário