27. setembro 2019

Dicas para melhorar a produtividade do armazém

Dicas para melhorar a produtividade do armazém

A produtividade do armazém é um dos principais desafios que o gestor enfrenta no dia a dia, pois envolve diversos fatores, como otimização de tempo, organização da equipe e estrutura do local, entre outros. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem tornar o armazém mais produtivo e beneficiar a rotina.

Sistemas

Um dos aspectos que comprometem a produtividade dos funcionários é o registro manual das informações de mercadorias, o que ocupa mais tempo de trabalho.

Recomenda-se adotar um sistema que colete e registre dados de maneira automática, para que os colaboradores possam acessar rapidamente as informações e haja menos risco de falha humana.  

Ferramentas para medir produtividade

Existem algumas ferramentas, como softwares, que ajudam o gestor a medir a produtividade da equipe e acompanhar os resultados do armazém. Com o desempenho de cada colaborador em mãos, os donos conseguem pensar em possíveis ações que incentivem a produtividade e otimizem o trabalho.

Esteiras e elevadores

Independentemente do tamanho do armazém, atravessar todo o espaço em busca de um produto leva tempo e pode ser cansativo.

Uma alternativa é contar com tecnologias que auxiliem no transporte de mercadorias até a estação de trabalho, por meio de esteiras e elevadores. Elas evitam que os funcionários trafeguem o tempo inteiro pelo local e corram risco de acidentes.

Layout

O layout é um fator que pode afetar de forma positiva ou negativa a produtividade da equipe.

Conforme o fluxo de movimentações é organizado e as mercadorias são posicionadas, as máquinas e colaboradores podem levar mais ou menos tempo para realizar as operações.

Assim, recomenda-se que os gestores tenham cuidado ao planejar o layout do armazém.

Tarefas

Algumas tarefas podem ser conciliadas durante a rotina de trabalho. Por exemplo, considere um colaborador que sai da sua estação, entra no armazém para coletar dados de uma mercadoria e retorna.

A estratégia de entrelaçamento recomenda que este percurso de ida e volta seja mais bem aproveitado, de modo que o funcionário possa durante o trajeto coletar informações de produtos que acabaram de chegar.

Veículos

O horário em que os veículos chegam ao armazém pode influenciar diretamente na produtividade. Aconselha-se assim saber com antecedência exatamente quando as cargas serão recebidas, para que os gestores consigam preparar a equipe e os maquinários para o carregamento ou descarregamento dos materiais.

Essa informação pode ser disponibilizada pelos sistemas de controle do armazém. Com eles, é possível acelerar operações, evitar incidentes nas áreas de carga e descarga e aumentar a produtividade geral.

Picking e etiquetagem

Os métodos que facilitam a separação ou “picking” dos pedidos de vendas ajudam a evitar possíveis erros nos processos e impedem que os colaboradores troquem produtos com códigos de estoque muito parecidos.

Esses sistemas trabalham por radiofrequência, e o armazém precisa estar preparado para executar tais operações.

Gestão

Para que os gestores consigam monitorar o que acontece no armazém de forma prática, rápida e eficiente, aconselha-se adotar um bom sistema de gestão (Warehouse Management System – WMS), que permite controlar toda a operação através de indicadores de performance.

Ele ajuda a gerenciar corretamente os processos de picking e packing, verifica as informações de cada material estocado e controla as movimentações dos colaboradores e maquinários no espaço.

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