22. novembro 2019

Dicas para melhorar a qualidade de vida da sua equipe logística

Dicas para melhorar a qualidade de vida da sua equipe logística

O desempenho da equipe logística tem relação direta com os resultados de um negócio. Listamos dicas de gestão de pessoas e processos, capacitação e atualização profissional, entre outros aspectos relevantes, que podem ser adotadas na rotina e render benefícios.

Motivação

A motivação aumenta a produtividade e o bem-estar no trabalho, por isso, ela é tão importante. Para trabalhá-la dentro da sua empresa, é preciso identificar o que incentiva cada colaborador. As estratégias podem envolver folgas, recompensa financeira, sistema de feedback e reconhecimento ou mesmo flexibilização da carga horária. Adequando os métodos para cada colaborador o clima organizacional se tornará muito melhor.

Capacite e forneça treinamento para o desenvolvimento de competências

O investimento em capacitação ajuda a melhorar as habilidades dos colaboradores e demonstra que a empresa os valoriza. Desenvolva treinamentos de acordo com o plano de carreira e as metas de cada um. Aprimorar o conhecimento é essencial para a produtividade e, principalmente, a qualidade do serviço prestado.

Repasse feedbacks

A conversa entre o gestor e os colaboradores é essencial para que assimilem os valores e princípios da organização. O feedback é uma ferramenta muito eficiente para motivar equipes e direcionar esforços.

Por meio dele o profissional saberá o que deve fazer para cumprir as metas organizacionais e entenderá o que a empresa espera dele. A eficiência do funcionário pode melhorar com o reconhecimento de suas atitudes no trabalho. Lembre-se: o feedback não é uma ferramenta para criticar o colaborador, mas sim indicar os pontos positivos e o que pode ser melhorado.

Forneça a infraestrutura necessária

A qualidade do trabalho da sua equipe de logística depende diretamente das ferramentas e da infraestrutura oferecidas. O trabalho só será bem executado se a equipe tiver em mãos os recursos de que precisa. A falta de estrutura desmotiva os colaboradores, já que assim costumam sentir que poderiam fazer mais, mas estão voltados para ações operacionais, em vez de estratégicas.

Evite a sobrecarga dos colaboradores

O trabalho excessivo dos colaboradores pode levar à queda de produtividade. Por isso, é importante que os gestores evitem a sobrecarga, mesmo que haja uma lista de atividades pendentes.

Além disso, é importante definir as demandas prioritárias e quem será responsável por realizá-las, para que a pessoa possa focar nesta função.

Leia também: Dicas para liderar uma equipe multigeracional

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário