24. julho 2018

Ergonomia no ambiente industrial

Ergonomia no ambiente industrial

Funcionários saudáveis, confortáveis e seguros resultam em produtividade e otimização de investimentos para a empresa. Este é o grande papel da ergonomia, garantir que os trabalhadores tenham um ambiente adequado para a saúde e que promova o bem-estar, além de adotarem uma rotina que não comprometa sua saúde física e psicológica.

Em outras palavras, a ergonomia estuda maneiras de incentivar a melhor relação entre o homem e a máquina, ou seja, entre o trabalhador e seus equipamentos, maquinários e utensílios do cotidiano profissional. O resultado da aplicação da ergonomia na indústria é: prevenção de acidentes e doenças ocasionadas por esforços repetitivos ou indevidos durante o trabalho;  diminuição do cansaço e da pressão; e aumento da produtividade.

Como aplicar a ergonomia na sua empresa

Ergonomia na indústria - Portal IC

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora (NR-17), aconselha que toda empresa crie um documento descrevendo as melhorias que devem ser feitas no ambiente para oferecer as condições mínimas de ergonomia. Este estudo é chamado de Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

A AET separa a linha produtiva em diversos segmentos para que informações claras a respeito de cada uma das rotinas adotadas na empresa sejam coletadas. Quais tarefas devem ser cumpridas, o que deve ser aprimorado na empresa para atingir um ambiente ergonômico e quais as dificuldades encontradas pelos trabalhadores são os dados mais relevantes.

Tratando-se de espaço físico, fatores como conforto sonoro, térmico e visual são os que geralmente exigem mais atenção. Caso o trabalhador precise ficar exposto a ruídos, temperaturas fora do comum ou iluminação inadequada, é imprescindível que utilize equipamentos de segurança que bloqueiem os efeitos negativos da exposição, como óculos apropriados, tampões de ouvido ou roupas térmicas.

A postura do funcionário, os movimentos executados por ele e a disposição dos objetos no escritório também demandam cuidado. Neste sentido, um treinamento eficiente e educativo é necessário. Palestras, vídeos, panfletos e instruções frequentes são algumas maneiras de promover uma conduta segura e demonstrar preocupação com a qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com a carga horária e o esforço realizado durante o expediente, intervalos regulares, ginástica laboral e rotatividade de tarefas são ações simples que podem trazer benefícios reais. Adaptar o lugar de trabalho à função exercida e ao turno do dia também é importante.

Por fim, é fundamental que o responsável pela análise compare o processo descrito no documento com o que está sendo aplicado na realidade. O não cumprimento dos procedimentos operacionais padrões é uma causa frequente de problemas, portanto procure deixar claro para os membros da equipe que manter o ambiente seguro é dever de todos na empresa, e não só dos responsáveis pela política de segurança do trabalho.

Leia também: Como melhorar o trabalho em um condomínio industrial

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário