08. julho 2019

Luz natural melhora bem-estar e produtividade dos colaboradores

Luz natural melhora bem-estar e produtividade dos colaboradores

Você já percebeu como alguns ambientes nos deixam desmotivados, enquanto outros são aconchegantes e inspiram disposição? A diferença entre esses locais pode estar em questões simples, como a iluminação.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela consultoria Future Workplace com mais de 1.600 funcionários, o acesso a luz natural e visão para a rua são para eles mais importantes do que benefícios tradicionais como refeitório no local e academias na região. Ao mesmo tempo, a ausência de luz natural e de visão para a rua prejudica a experiência dos trabalhadores: 47% admitem que ficam cansados ou muito cansados devido à ausência de luz natural ou de uma janela no escritório e 43% relatam que se sentem melancólicos devido à falta de luz.

Outro estudo, este conduzido pelo Dr. Alan Hedge, professor da Universidade Cornell, reforça a conexão entre luz natural e bem-estar dos funcionários. A pesquisa revelou que aqueles que trabalham em escritórios com luz natural relatam queda de 63% de dores de cabeça, 56% de sonolência e 51% de fadiga ocular. Isso porque a luz natural realça a cor real dos objetos, evitando forçar a vista.

Além de beneficiar a saúde dos colaboradores, a luz natural também contribui para as contas da empresa, diminuindo os gastos com energia elétrica pelo menor uso tanto de luzes artificiais quanto do ar-condicionado, o que reduz ainda o impacto na natureza.

A iluminação natural valoriza também os componentes da arquitetura do ambiente, dando um maior efeito de fluidez estética. A sensação de conforto é potencializada e as cores, formas e texturas se tornam mais agradáveis ao olhar.

A ressalva que se faz é que o ambiente deve ser pensado de modo que a luz natural não prejudique as atividades dos funcionários. É o caso, por exemplo, dos monitores, que não devem ficar virados para as janelas, devido à incidência de reflexos.

Como aproveitar a iluminação natural

Com a delimitação do espaço interno, alguns ambientes não recebem a iluminação natural adequada. Uma alternativa neste caso é segmentar os espaços com divisórias e portas de vidro.

Outra forma de aproveitar a luz natural é através da iluminação zenital. Nos condomínios industriais do Portal IC, ela é valorizada por meio de telhas translúcidas e vidros duplos, que oferecem excelente isolamento termoacústico

Luz natural melhora bem-estar e produtividade - Portal IC

Leia mais:3 benefícios de instalar seu estoque em um galpão com isolamento termoacústico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário