04. outubro 2018

5 dicas para que sua gestão de frete seja mais eficiente

5 dicas para que sua gestão de frete seja mais eficiente

Operações relacionadas ao frete se refletem diretamente no desempenho da empresa, uma vez que envolvem custos, prazos de entregas, qualidade do serviço, redução de prejuízos por danos e perdas e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Reduzir os custos de transporte sem colocar a qualidade em risco é um desafio enfrentado pelos gestores logísticos, especialmente em um país com as extensões territoriais do Brasil e a lamentável condição das estradas, que ainda são a principal via de transporte.

A aplicação de algumas medidas na rotina corporativa pode otimizar essa administração, garantindo uma entrega segura, ágil, de qualidade e por um custo justo. Confira!

Estipule o valor adequado

O valor de frete repassado ao cliente é fundamental para o equilíbrio financeiro da empresa, podendo causar grandes prejuízos caso seja calculado de forma inadequada. Entre os principais fatores que devem ser considerados no momento do cálculo estão: peso, dimensões e tipo do produto, valor da nota fiscal, urgência no envio, trajeto percorrido, taxas como pedágio, Ad Valorem e GRIS e impostos.

Estime a demanda

5 dicas para que sua gestão de frete seja mais eficiente - Portal IC

O volume de demanda influencia na qualidade do transporte. Como ela não permanece estável, sofrendo interferências sazonais e de mercado, é fundamental que haja um planejamento concreto baseado em dados do histórico de vendas e análises da situação econômica atual.

O planejamento permite que a empresa esteja um passo à frente do problema e, dessa forma, consiga preparar sua equipe e fornecedores para atender aos pedidos sem atrasos ou falhas.

Gerencie bem sua supply chain

A integração entre todas as empresas que atuam desde a fabricação até a entrega do produto permite oferecer uma experiência de compra mais positiva. Ter uma relação próxima com a transportadora, caso o frete seja terceirizado, é essencial para o sucesso da operação.

Imprevistos e situações de emergência são mais facilmente contornados quando há uma boa comunicação entre as organizações envolvidas no processo. Com um bom planejamento e conhecimento a respeito das falhas nos processos e fornecedores, é possível se organizar e estipular ações preventivas.

Planeje a rota

O combustível é responsável por grande parte do custo do frete. Portanto, o planejamento da rota pode reduzir o valor e ainda agilizar o processo. Analise sua posição geográfica tendo em mente a origem da maioria de seus pedidos, as condições da estrada e os valores de pedágio. Ao aperfeiçoar os percursos, a empresa viabiliza um número maior de entregas com um gasto operacional menor. Os benefícios são sentidos pela companhia e pelo cliente, que recebe a mercadoria mais rápido e paga menos de frete.

Opte pela locação de galpões

5 dicas para que sua gestão de frete seja mais eficiente - Portal do Porto - Portal IC

Condomínios industriais e logísticos contam com localização privilegiada e estratégica, além de infraestrutura de alto padrão e manutenção de serviços como limpeza e segurança. Posicionando seu estoque e, principalmente, seu centro de distribuição (CD) em um galpão logístico, a empresa reduz custos e preocupações, sendo que o ambiente é totalmente pensado para a otimização de recursos e operações.

Leia também: Descubra o que é packing e qual sua importância na operação logística

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário