11. junho 2018

A importância do planejamento tributário para um condomínio logístico

A importância do planejamento tributário para um condomínio logístico

O processo de logística envolve diversas áreas, como tecnologia, estocagem, gestão de recursos e programação de ações. Um aspecto muito importante para a saúde financeira da empresa e que merece atenção especial é o planejamento tributário.

Existem impostos que devem ser pagos sobre a aquisição de produtos, o transporte das mercadorias, a contratação de funcionários, etc. Um bom planejamento faz com que a taxa tributária paga pela empresa seja a menor possível, uma vez que é definido o regime de tributação ideal, de acordo com a atividade realizada.

Ignorar a importância dessa organização financeira dentro da empresa significa ser tributado além do necessário, resultando na elevação dos custos operacionais e interferindo negativamente na lucratividade do negócio. Todo esse processo é feito, é claro, de forma lícita e sem prejudicar a empresa de nenhuma maneira.

Entenda as principais vantagens da implementação de um planejamento tributário em sua rotina empresarial.

Economia

A importância do planejamento tributário para um condomínio logístico - Economia - Portal IC

O objetivo do planejamento tributário é justamente promover uma redução de custos por meio da organização de taxas tributárias. O gestor passa a tomar conhecimento sobre isenções fiscais que, muitas vezes, eram desconhecidas.

O impacto positivo no faturamento ocasiona um aumento da margem de contribuição, otimizando todo o processo logístico.

Possibilidade de novos investimentos

Como resultado da economia provocada pela programação tributária, a empresa conta com mais verba disponível para investir em melhorias, sejam elas relacionadas a tecnologia, equipe ou expansão.

Além disso, a oportunidade pode ser aproveitada para tornar o preço dos produtos mais atrativo para os clientes, impulsionando as vendas, melhorando o faturamento e conquistando um público maior.

Prever mudanças

Conforme acontece o crescimento da empresa, as taxas tributárias vão se alterando e, além disso, o governo estipula com frequência mudanças na legislação.

Ao contar com um planejamento tributário eficiente, em conjunto com profissionais atualizados, é possível obter estimativas e prever ameaças e oportunidades, facilitando a tomada de ações programadas e de acordo com a realidade.

Segurança de ação

Com conhecimento prévio sobre a situação do mercado, o crescimento do negócio e as leis tributárias, fica mais fácil tomar decisões favoráveis. O planejamento de tributos auxilia na compreensão da melhor forma de operar a gestão e traz segurança para os profissionais.

Agora que as vantagens do planejamento tributário para a lucratividade e sucesso do seu negócio foram esclarecidas, é imprescindível que sua empresa o coloque em prática para então colher seus frutos.

Leia também: 5 vantagens de alugar galpão em condomínios logísticos

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário