10. dezembro 2018

Armazenagem e estoque: saiba a diferença

Armazenagem e estoque: saiba a diferença

Armazenagem e estoque, ou estocagem, são termos que possuem conceitos relacionados, e, portanto, são comumente confundidos até mesmo por profissionais experientes da área de logística. Apesar disso, representam processos diferentes, com características particulares e níveis de complexidade distintos.

Enquanto o estoque é estático, a armazenagem é bastante dinâmica e formada por diversas etapas. Entenda a diferença a seguir.

Estoque

Saiba a diferença entre armazenagem e estoque – Portal IC

Segundo o dicionário, estoque pode significar mercadorias acumuladas ou em depósito, local onde essas mercadorias se encontram armazenadas ou então quantidade de qualquer produto ou valor.

Na logística, o estoque refere-se aos itens que estão guardados, sejam eles produtos prontos para a venda ao consumidor final, matéria-prima a ser utilizada em uma etapa produtiva ou ainda mercadoria a ser distribuída para filiais. O procedimento da estocagem é pouco dinâmico, uma vez que se concentra apenas no acúmulo de bens.

A área administrativa da empresa se relaciona com a estocagem por meio do fluxo de caixa, das estratégias de vendas e de marketing e do contato com fornecedores.

Armazenagem

Armazenagem e estoque - Portal IC

A armazenagem, por sua vez, é um conceito muito mais amplo, que exige maior dinamismo e envolve controle, cálculos e inventários. Trata-se de todas as atividades relacionadas aos depósitos, centros de distribuição e almoxarifados, incluindo o estoque.

Entre os processos logísticos abrangidos pela armazenagem estão o fluxo de mercadorias, a distribuição de produtos, a embalagem, a conferência, a separação e o monitoramento dos equipamentos e tecnologias utilizados.

Ela é responsável pela movimentação de mercadorias de um centro de distribuição para outro distribuidor, comércio ou consumidor final, permitindo que os produtos em estoque cheguem até seu destino com sucesso.

Pela abrangência de procedimentos, o sistema de armazenagem apresenta grande complexidade estrutural, exigindo uma equipe capacitada, com conhecimentos específicos acerca de controle logístico, movimentação e transporte. Além disso, é essencial um espaço físico de qualidade, bem localizado, que viabilize e otimize a execução de todas as tarefas.

Leia também: Alimentos perecíveis: cuidados para uma logística adequada

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

2 Comentários

  • Brenda

    fevereiro 12, 02 2019 02:41:00

    Muito bom

    • admin

      fevereiro 12, 02 2019 04:33:36

      Que bom que gostou, Brenda! Continue acompanhando o blog para mais conteúdos relacionados.

Deixar um comentário