04. julho 2018

Atendimento ao cliente na indústria e sua evolução

Atendimento ao cliente na indústria e sua evolução

Com a popularização da internet e o desenvolvimento da tecnologia, ganhamos, entre outras coisas, velocidade na propagação de informações e facilidade de comunicação, seja entre pessoas ou empresas. Com isso, mudaram-se os hábitos de vida e, principalmente, de consumo. Neste contexto, é perceptível a grande importância de um atendimento ao cliente bem executado para o sucesso de qualquer negócio.

Diversas empresas aplicam tecnologias de ponta em seus produtos e a diferenciação entre mercadorias concorrentes tende a ser menor. Dessa forma, o mercado se torna mais competitivo a cada instante. Como consequência deste cenário, as marcas precisam ir muito além das características físicas do produto que comercializam para conquistar o consumidor.

Devido à abundância de informação disponibilizada na web, um cliente realmente fiel passa a ser raridade, e a decisão de compra é tomada levando em consideração fatores como experiência gerada e atendimento oferecido.

Isto acontece independentemente do segmento da empresa. Seja uma grande indústria ou uma pequena loja de roupas online, o atendimento precisa ser ágil, objetivo e eficiente para resultar em vendas. E-mails que levam dias para serem respondidos, burocracia na solução de problemas e equipes despreparadas são frequentemente motivos que levam o consumidor a desistir da compra.

Atendimento ao cliente na indústria

Atendimento ao cliente na indústria e sua evolução - Portal IC

Assim como qualquer outra empresa, uma indústria precisa oferecer atendimento de qualidade para fidelizar seus consumidores. Desde mensagens nas redes sociais de pessoas que ainda não são clientes até ligações telefônicas de quem necessita de suporte, toda a interação com o público deve ser realizada de modo a surpreender positivamente.

A indústria deixa de focar apenas na produção para se preocupar também com a presença nas mídias sociais, com o feedback de seus clientes e com a qualidade na busca por soluções. Por mais que o negócio seja business to business, ou seja, tenha outras empresas como clientes, você estará lidando sempre com pessoas.

É necessário criar relacionamento, posicionamento de marca e mercado, e, acima de tudo, encantar o consumidor a ponto de transformá-lo em propagador da sua mensagem. Afinal, manter os clientes satisfeitos e conseguir com que façam propaganda espontânea da sua empresa é bem mais vantajoso do que atrair novos.

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