11. outubro 2019

Blockchain na logística

Blockchain na logística

A blockchain permite ter uma internet anônima eficiente, contando com a descentralização de dados como medida de segurança. Ela possui acesso a registros de informações que não podem ser modificadas. Ou seja, ninguém consegue controlar ou manipular o que fica gravado.

A tecnologia tem como intuito otimizar os processos, diminuindo o número de erros na entrega das mercadorias, e possui diversas possibilidades de aplicação, atingindo muitos segmentos, inclusive o da logística.

Para melhorar os processos, qualquer transação de um ativo online é feita entre dois ou mais agentes, sem a intervenção de um órgão regulamentador. A validação dessa transação é feita por meio de um processo criptográfico que, quando confirmado, permite ao dado entrar na rede de distribuição.

Confira a lógica de funcionamento da blockchain.

Etapa 1: dois agentes decidem iniciar a troca de um dado.

Etapa 2: aqui, a transferência é agrupada e entra na rede de compartilhamento dos computadores.

Etapa 3: define-se um conjunto de regras para os computadores participantes conseguirem avaliar e calcular a transação. Nesta etapa, o consenso é essencial para chegar ao próximo passo.

Etapa 4: após a verificação, os dados são criptografados, gravados na internet anônima e, por fim, transferidos para os envolvidos.

Alguns benefícios que a blockchain oferece são: operações mais confiáveis, transações mais democráticas, redução de custos, otimização de processos, registros de dados em ordem cronológica e facilidade de coordenação entre as empresas.  

Dessa forma, percebemos que o segmento da logística, que envolve a negociação entre várias empresas, é um dos setores que podem aproveitar tal modelo de banco de dados para facilitar os processos.

O cenário de rastreamento da entrega é um exemplo de blockchain na logística, já que as empresas conseguem acessar a mesma rede, verificando as informações diretamente da fonte.

Como citado anteriormente, ela fortalece o consenso entre os envolvidos e tem implicações positivas no transporte de carga, incluindo rotas e o preço de frete. Além disso, como as informações não sofrem mudanças, o cliente consegue ter mais precisão sobre a entrega do seu produto.

Leia também: Conheça a metodologia 5S e saiba como aplicá-la no cotidiano logístico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário