29. abril 2019

Como e por que realizar o monitoramento de cargas

Como e por que realizar o monitoramento de cargas

A distribuição de materiais e produtos é uma das atividades mais desafiadoras do processo logístico, pois envolve riscos e variáveis que estão além do controle dos gestores. Mesmo com um planejamento de rotas bem estruturado, a empresa só será capaz de cumprir com os prazos propostos, e assim conquistar vantagem competitiva, se realizar um monitoramento de cargas eficiente.

O controle detalhado do transporte oferece diversas vantagens e, por isso, exige atenção especial. Leia mais sobre esta etapa crucial para o sucesso das empresas.

O que é monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas viabiliza um acompanhamento completo e em tempo real do veículo, da situação do motorista e das condições da carga que está sendo transportada, desde o carregamento dos itens até a entrega no destino.

A partir da coleta das informações, realiza-se uma análise de todos os fatores que podem interferir no desempenho do processo, contribuindo com a gestão de riscos, que prevê soluções para possíveis problemas e presta suporte ao condutor do veículo, quando necessário.

Como realizar um monitoramento de cargas eficiente

Como e por que realizar um monitoramento de cargas eficiente - Portal IC

A tecnologia vem permitindo a realização de um monitoramento cada vez mais preciso. Com a combinação de equipamentos, o processo torna-se mais seguro e confiável.

A instalação de câmeras de vídeo nos caminhões faz o registro de imagens ao longo do trajeto, enquanto sistemas de GPS, GRPS e radiofrequência fornecem informações sobre localização e ações, como abertura de portas do veículo, mesmo em espaços fechados, subsolos ou túneis. Apesar de não serem a ferramenta mais adequada, celulares também são comumente utilizados para manter a comunicação com o motorista.

Enquanto esses instrumentos coletam os dados, aplicativos e softwares permitem um controle integrado e organizado em um panorama geral.

Por que realizar o monitoramento de cargas

Entre os benefícios proporcionados pelo monitoramento de cargas está a identificação de imprevistos antes que se tornem problemas graves, possibilitando a implantação de soluções em tempo real e com a carga em movimento, como a alteração de rotas, orientações ao motorista ou a troca de peças. Dessa forma, tanto o desempenho do motorista quanto do veículo pode ser analisado continuamente, assegurando agilidade na correção de falhas.  

O acompanhamento da localização também oferece mais segurança em caso de roubos e acidentes de trânsito, facilitando a busca pela carga saqueada e evitando grandes prejuízos.

Outra vantagem relevante é a construção de um relacionamento mais transparente com o cliente, que recebe informações sobre sua compra por meio de códigos personalizados durante todo o percurso, não apenas na saída e chegada. Este diferencial faz com que a empresa ganhe credibilidade, impactando sua reputação no mercado.

Leia também: 5 medidas anunciadas pelo Contran que podem impactar o transporte rodoviário de cargas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário