18. junho 2018

Como elaborar um planejamento operacional eficiente

Como elaborar um planejamento operacional eficiente

Empresas de sucesso têm pelo menos uma característica em comum: organização. A disciplina e a ordem facilitam a operação, otimizam os processos e ajudam a contornar imprevistos, influenciando diretamente no resultado entregue ao cliente, assim como na lucratividade do negócio.

Apesar de a princípio serem responsáveis por grande parte dos custos, processos básicos como monitoramento de estoque, acompanhamento de clientes, suporte e afins, quando bem planejados, são pensados para reduzir os gastos, além de economizar tempo e esforços.

Em resumo, um planejamento operacional eficiente se trata de descrever o que, quando, onde, como e por que deve ser feito, além de quem e onde. Para que você consiga realizar essa tarefa da melhor forma, separamos algumas dicas úteis. Confira!

Abuse dos detalhes

Uma programação eficiente não poupa detalhes. Procure ser bastante específico, traçando metas gerais para a empresa, mas também objetivos próprios para cada equipe, de acordo com sua função.

Estude seu mercado de atuação e entenda bem a logística e funcionamento da empresa. Com base nessas informações, mensure as possibilidades de erros e acertos e trace um prazo compatível com as análises realizadas.

Atenção para a verba

Tendo em mente todos os números atuais envolvidos no projeto, custos com equipamentos, materiais, equipe, serviços terceirizados, despesas, investimentos e previsão de lucro, é possível saber quanto pode ser aplicado em ações que otimizarão esse processo.

Investimentos em tecnologia, por exemplo, podem trazer um ótimo retorno a médio e longo prazo, mas demandam grande disponibilidade de verba.

Concentre as operações em um só local

Saiba como elaborar um planejamento operacional eficiente - Portal do Aeroporto

É importante que espaços para a estocagem de materiais e de produtos finalizados, linhas de montagem, gestão, logística e atendimento não sejam muito distantes um dos outros, caso contrário, a produção e administração do processo podem ser atrasadas.

Em um condomínio industrial, por exemplo, é possível ter estrutura adequada tanto para o estoque de matéria-prima quanto para a produção, o escritório e a armazenagem do produto final. Isso agiliza a operação e evita o desperdício de tempo e dinheiro.

Minimize o estoque

Planejar e otimizar o espaço necessário para a armazenagem e realização de suas operações pode trazer muitas economias. Manter um estoque grande representa gasto em excesso, visto que haverá muito material não utilizado e despesas para mantê-lo.

Calcule uma quantidade aproximada de vendas esperadas para o mês e foque no necessário para suprir essa estimativa, deixando uma pequena margem como precaução. Dessa maneira você evita aplicar parte do orçamento em um espaço inutilizado.

Revise o planejamento

O mercado está em constante mudança e, por mais detalhado e cuidadoso o planejamento operacional da empresa, sempre existem chances de que algo não saia como esperado.

Nesses casos, reveja o planejamento e sinta-se seguro para alterar o que for necessário. É importante ainda documentar as ações feitas e acompanhar seus resultados ao longo do tempo, assim é possível corrigir falhas e fazer as adequações pertinentes.

Aplicando essas dicas e organizando todas as ações operacionais dentro da empresa, as chances de sucesso são muito maiores.

Leia também: 5 vantagens de alugar galpão em condomínios logísticos

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário