27. dezembro 2018

Como escolher a empilhadeira ideal?

Como escolher a empilhadeira ideal?

As empilhadeiras são máquinas úteis para otimizar o trabalho, contribuindo para um melhor rendimento dos funcionários e da empresa como um todo. Por isso, saber como escolher a empilhadeira ideal é fundamental, e alguns critérios devem ser levados à risca independentemente do nicho de atuação. Veja quais são a seguir.

Liste todos os custos

O preço da máquina é, sem dúvida, um aspecto muito importante a ser considerado, mas nem sempre um modelo barato irá satisfaz as necessidades do negócio. A dica é analisar todas as variáveis e optar pelo melhor custo-benefício. Considere a manutenção preventiva, o tipo de funcionamento – caso seja a combustão, avalie os valores do combustível – e as formas de pagamento. Dependendo da frequência de uso, uma boa opção é locar a empilhadeira, em vez de adquirir.

Avalie o local onde a empilhadeira funcionará

Avalie o local onde a empilhadeira funcionará

Para escolher entre um modelo elétrico ou a combustão, avalie o espaço onde a empilhadeira será utilizada. Em áreas abertas, a máquina que funciona com combustível é a mais recomendada. Já em espaços fechados, as elétricas são bem-vindas, pois são mais econômicas e sustentáveis.

Equipamentos de segurança

Normalmente, os modelos mais novos de empilhadeira são os mais completos, desenvolvidos com itens de segurança especiais para evitar acidentes. De qualquer maneira, é importante que a empresa fiscalize o uso de Equipamentos Individuais de Proteção – EPIs por parte dos funcionários. No uso da empilhadeira, os EPIs obrigatórios são:

  • Óculos de segurança: para minimizar o contato da poeira com os olhos e facilitar a visão
  • Protetor auricular: elimina a incidência dos ruídos e aumenta a atenção do profissional
  • Capacete de segurança: fundamental para manejar os materiais
  • Luvas de segurança: para proteger as mãos

Equipamentos de segurança

Priorize o conforto do operador

Escolher um modelo ergonômico para o operador é atender, além das necessidades do negócio, a condições básicas para um trabalho confortável e mais produtivo. Algumas funcionalidades importantes são:

  • Ajuste na altura do volante
  • Ajuste na altura do banco
  • Assentos e encostos acolchoados
  • Encostos reguláveis

 

Leia também: Segurança do trabalho em centros de distribuição

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário