02. outubro 2019

Como implementar o cross docking na sua empresa

Como implementar o cross docking na sua empresa

Para ser implementado com eficiência, o sistema de distribuição cross docking precisa seguir algumas etapas de forma estruturada, sincronizando esforços e ações da empresa. A qualidade dos serviços, a credibilidade perante o mercado e a garantia de que o cliente receberá a mercadoria no prazo informado são alguns dos aspectos a considerar na hora de utilizar essa logística.

Confira abaixo as etapas fundamentais na implementação do cross docking.

Fornecedores

O funcionamento do cross docking em um negócio depende da escolha correta dos fornecedores.

Aconselha-se fazer uma seleção adequada de propostas, para que os produtos sejam entregues sob demanda no centro de distribuição e que a transportadora faça as entregas em tempo ágil.

Um aspecto fundamental a ser considerado é a flexibilidade de cada fornecedor, para que seja possível escolher a melhor alternativa de acordo com sua empresa.

SAC

Estruturar um bom SAC é fundamental para que os clientes consigam sanar dúvidas e obter informações sobre as etapas da entrega do produto. Além disso, o atendimento adequado gera mais credibilidade, confiabilidade e segurança para seus consumidores.

Algumas características importantes no fluxo de separação e envio de mercadorias são a agilidade e o dinamismo. Consequentemente, imprevistos podem acontecer após o envio dos produtos. Desta maneira, um canal de comunicação eficiente auxilia na resolução de problemas e ajuda no aperfeiçoamento do cross docking.

Centro de distribuição

O centro de distribuição precisa ter localização estratégica e tamanho compatível com o fluxo de pedidos. Para isso, realiza-se um levantamento com os dados dos clientes e fornecedores mais importantes para a empresa.

A próxima etapa é interligar as informações e localizar os pontos de interesse, buscando uniformidade na saída dos materiais.

Fluxo de trabalho

Aqui é determinada a logística de funcionamento, ou seja, como são realizadas as etapas de pedido ao fornecedor, conferência e envio dos produtos. É necessário que tudo seja feito detalhadamente, para que não haja dúvidas.

Na implementação do cross docking, para se alcançar os resultados esperados, os processos internos podem sofrer adaptações, visto que se trata de uma mudança significativa no panorama local.

Um ótimo exemplo é se a empresa conta com um setor exclusivo de estoque. Nessa situação, o indicado é reorganizar os profissionais para que consigam executar novas tarefas.

Equipe

Uma equipe bem treinada e preparada é essencial para lidar com as operações de logística do cross docking.

Os colaboradores devem estar cientes do novo fluxo de trabalho para alinharem eficiência, confiabilidade e garantia de resultados positivos. Nesse método, o controle de estoque é retirado e entram no lugar a realização de pedidos para o fornecedor, a conferência de itens, etc.

Caso sinta necessidade, realize um período de experiência e adaptação dos colaboradores para evitar retrabalhos ou comprometer a logística reversa.

Tecnologia

O uso da tecnologia faz toda a diferença, pois auxilia na sincronização das etapas da logística do cross docking. Softwares de inteligência de vendas contribuem para a predição de compras e garantem a antecipação dos pedidos.

Resumidamente, tarefas automatizadas oferecem mais controle, então vale a pena considerar a diminuição da atuação humana em etapas como a validação de pedidos.

Resultados

Por fim, monitorar os resultados após a implementação do cross docking é essencial. Nesse caso, você pode determinar indicadores de performance, para otimizar a atuação conforme necessário. Também é possível adotar uma rotina de relatórios gerenciais a fim de comparar o desempenho ao longo do tempo.

Veja também: Técnicas para o armazenamento de materiais

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário