31. agosto 2018

Conheça o indicador OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque

Conheça o indicador OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque

Está cada vez mais difícil conquistar a fidelidade dos clientes. Em meio a tantas opções de marcas que lutam por espaço no mercado, qualquer pequena falha cometida pode ser motivo suficiente para que o consumidor, que até então era fiel, opte pela concorrência.

Imagine que sua empresa investe em uma operação logística eficiente, na qualidade do produto, na embalagem, em marketing e, por fim, conquista a confiança do público. O consumidor vai até a loja decidido a realizar a compra, mas não encontra o produto na prateleira. Neste momento, há chances de que todos os esforços realizados anteriormente tenham sido em vão, pois a decepção pela falta do item resultará em uma má reputação para a marca, além de fazer com que a necessidade atual do consumidor seja suprida pelos produtos de outras empresas. Isso é ruim tanto para quem vende, quanto para quem fornece.

Para evitar esta situação, é fundamental que haja uma gestão eficiente dos níveis de estoque, levando em consideração a sazonalidade dos produtos, a condição do mercado e o histórico de vendas. O indicador OSA tem justamente esta função, garantir que não faltem produtos nas gôndolas.

O que é OSA

Conheça o OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque - Portal IC

OSA é a sigla para On Shelf Availability, ou “disponibilidade na prateleira”, e é um indicador da cadeia de suprimentos que otimiza o controle de estoque e a distribuição, identificando os motivos pela falta de um produto no ponto de venda. Com o monitoramento eficiente, é possível se prevenir para evitar a ausência de produtos e, caso ela ainda aconteça, agir na raiz do problema.

Identificando fatores como expectativa, histórico e volume de vendas, além da sazonalidade dos itens, o OSA torna-se ferramenta essencial para um gerenciamento de estoque seguro e eficaz, tanto para o ponto de venda quanto para o fornecedor.

Na indústria, os indicadores são utilizados para conferir se seus produtos estão sendo devidamente reabastecidos e acompanhar se a equipe responsável está desempenhando seu trabalho adequadamente.

Por que é importante

Conheça o OSA - Portal IC

O motivo para a escassez de um produto pode ser tanto sua indisponibilidade no estoque quanto a má organização do serviço de reabastecimento no ponto de venda. Com a aplicação do OSA, o empreendedor é capaz de investigar se os pedidos estão sendo realizados corretamente ou se há falhas na administração, no centro de distribuição ou ainda na transportadora.

A partir de então, medidas mais assertivas podem ser tomadas para melhorar a gestão de estoque e o processo de entrega, como o aluguel de galpões logísticos em localizações estratégicas ou a contratação de softwares que otimizem o trabalho administrativo.

Outra grande vantagem é o auxílio na avaliação da quantidade de itens necessária nas prateleiras e em quais momentos a disponibilidade deve ser maior, impedindo que produtos fiquem parados no estoque sem perspectiva de vendas.

Como consequência, as prateleiras ficam sempre abastecidas, os clientes não se decepcionam e a marca mantém sua imagem positiva e vantagem competitiva no mercado.

Leia também: Dicas para um bom gerenciamento de capital de giro

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário