13. setembro 2019

Cross docking: o que é e quais os modelos mais comuns

Cross docking: o que é e quais os modelos mais comuns

O cross docking é uma estratégia de otimização de estoque que tem como objetivo a rápida movimentação dos produtos. Atualmente, é uma tendência logística de distribuição de materiais, usada para facilitar a vida dos gestores.

Essa técnica funciona da seguinte forma: quando um produto chega no centro de distribuição ou armazém, é redistribuído e encaminhado para o consumidor final.

O cross docking também é conhecido como distribuição de fluxo, pois permite aos gestores concentrar seus esforços apenas no fluxo da mercadoria. Outra característica é que os itens não são armazenados ou permanecem no estoque apenas por um curto período.

Vários e-commerces aplicam esse sistema logístico mas nem sempre associam ao termo “cross docking”. Por exemplo, se um produto sai da loja e é encaminhado para empacotamento e etiquetagem onde você realiza as vendas, significa que a loja já faz cross docking, só que pela perspectiva do fornecedor.

Confira os modelos mais comuns de cross docking

Movimentação contínua

Esse modelo logístico é adotado principalmente pelas lojas de e-commerce e possui como meta despachar as mercadorias o mais rápido possível depois de uma verificação do pedido.

Movimentação consolidada

Aqui, os produtos são recebidos e passam por um processo de triagem. Nele, algumas mercadorias são encaminhadas para o consumidor final e outras podem ser direcionadas para complementar um estoque.

Movimentação de distribuição

Esse modelo normalmente é adotado no setor de Business to Business (B2B). As mercadorias são recebidas e separadas para distribuição em cargas Full Truck Load.

Características do sistema de cross docking

O que é cross docking e quais os modelos mais comuns - Portal IC

Tempo de permanência

O tempo de permanência da mercadoria no centro de distribuição precisa ser de no máximo três dias, conforme o modelo de serviço contratado. Caso ultrapasse esse prazo, é gerada uma taxa de estocagem, e perde-se o propósito inicial do sistema.

Cliente final

No momento em que o produto estiver disponível e for entregue no centro de distribuição, ele precisa ser encaminhado para o cliente final.

Sistema integrado

Para que o fluxo de informações do centro de distribuição funcione corretamente, é necessário ter um sistema integrado para acompanhar e gerenciar as trocas. Outro fator importante é uma boa comunicação entre os funcionários.

Mesmo com o ganho em agilidade e produtividade nos grandes centros logísticos, como armazéns e centros de distribuição de varejistas, o alto investimento para inserção desse sistema pode ser um empecilho para sua implantação. Isso porque ele demanda uma equipe multidisciplinar, o levantamento de hipóteses sobre as consequências dessa mudança, um projeto-piloto, testes, um galpão com estrutura adequada e revisão periódica da operação.

Cross docking o que é e quais os modelos mais comuns - Portal IC

Uma alternativa para minimizar os custos é apostar em um espaço cuja infraestrutura viabilize a implantação do cross docking. É o caso do América Logística, condomínio industrial e logístico de alto padrão do Portal IC, que oferece qualidade construtiva, localização privilegiada e excelente custo-benefício para empresas de diversos portes.

Leia também: Quais são os principais sistemas de armazenagem e suas funções

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário