01. novembro 2018

Dicas para aprimorar seu planejamento de rotas

Dicas para aprimorar seu planejamento de rotas

O transporte influencia muito na eficiência com que a logística cumpre seu papel de otimizar os processos, com o objetivo de entregar a mercadoria da indústria para o consumidor da forma mais econômica e ágil possível. Dentro deste setor, um bom planejamento de rotas é crucial para garantir a qualidade no serviço.

A elaboração de um itinerário estratégico permite que o calendário de entrega seja organizado de acordo com as especificações da empresa, refletindo em um melhor funcionamento das demais etapas do processo de distribuição.

Com isso, a empresa reduz as despesas com combustível, o desgaste dos veículos em circulação e a emissão de gases poluentes, fator de extrema importância em um momento no qual o empreendedorismo sustentável se destaca e o consumidor busca soluções menos prejudiciais ao meio ambiente. Além, é claro, de possibilitar uma melhor experiência ao consumidor, que recebe seu produto mais rápido.

Confira alguns itens que devem ser levados em consideração no momento de realizar um excelente planejamento de rotas:

Localização estratégica

Dicas para aprimorar seu planejamento de rotas - Portal do Porto - Portal IC

O primeiro passo para a construção de um planejamento de rotas eficiente é a escolha de uma localização adequada para o centro de distribuição ou galpão onde o estoque é armazenado. Quando mal posicionada, a empresa terá que arcar, inevitavelmente, com altos custos de transporte.

Uma solução inteligente para garantir um ponto próximo a importantes portos e rodovias do país por valores acessíveis é o aluguel de galpões em condomínios industriais e logísticos. Os parques industriais do Portal IC são exemplos de locais preparados para receber empresas de diversos segmentos, com estrutura adequada tanto para a área administrativa como de produção e estoque. A marca conta com 5 condomínios logísticos em localizações privilegiadas que garantem a fácil distribuição dos produtos e ainda proporcionam um ambiente seguro, agradável e com ótimo custo-benefício.

Preparação para imprevistos

Dicas para um planejamento de rotas eficiente - Portal IC

Relatórios e dados de operações passadas devem servir como base para que a empresa possa se preparar para imprevistos. Acidentes, furtos, condições climáticas e trânsito intenso podem comprometer o cumprimento do planejamento e provocar prejuízos. Conhecer os meses mais chuvosos na região, as estradas que oferecem riscos e os horários de pico dos destinos mais comuns auxilia na criação de uma estratégia eficaz.

Além destes, fatores surpresa podem surgir, e é importante ter alternativas que solucionem o problema ou, ao menos, minimizem os danos causados ao cliente e à empresa.

Monitoramento em tempo real

O rastreamento dos carros possibilita acompanhar a execução da rota planejada e agir imediatamente em caso de imprevistos. Solucionar problemas no trajeto e colocar em ação medidas para evitar danos, como avisar o cliente em caso de alterações no prazo ou solicitar novos veículos para substituição, é muito mais fácil quando há o controle em tempo real.

Outra vantagem da utilização de ferramentas de monitoramento é a proteção contra roubos e furtos dos veículos durante a operação. Em situações como essas, é possível acionar a polícia e impedir a perda do patrimônio.

Restrições de clientes

Dicas para aprimorar o planejamento de rotas - Portal IC

Conhecer as especificidades de cada cliente é importante para evitar desperdício de tempo e esforços em uma entrega que não poderá ser viabilizada. Restrições de horários, infraestrutura adequada, limite de peso ou volume são questões que podem interferir na escolha da melhor rota.

Indicadores de desempenho

Medir o desempenho é fundamental para a criação de relatórios que servirão como guia no desenvolvimento de planejamentos futuros, corrigindo possíveis falhas e realizando as devidas otimizações. Os chamados KPIs (Key Performance Indicators) são os dados que indicam a eficiência da operação e são utilizados na definição de metas.

Leia também: Por que um condomínio logístico é a opção mais sustentável para empresas?

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário