16. agosto 2018

Dicas para um bom gerenciamento de capital de giro

Dicas para um bom gerenciamento de capital de giro

Um dos fatores que podem garantir a saúde do negócio é a boa gestão do capital de giro. Antes mesmo da abertura da empresa, ainda no planejamento inicial, é indispensável a realização de uma análise de mercado realista para calcular quais serão os gastos durante determinado tempo e quanto será necessário para cobrir estas despesas.

Independentemente do tamanho da sua empresa ou do tempo que ela está no mercado, o capital de giro exige atenção contínua e disciplinar. Separamos algumas dicas para uma gestão eficiente. Confira!

O que é capital de giro?

Em poucas palavras, o capital de giro é uma reserva de dinheiro que a empresa precisa ter para manter o bom andamento de suas atividades, cobrir possíveis imprevistos e evitar problemas financeiros por certo tempo.

Toda organização está sujeita a gastos imprevistos, surpresas nas vendas e mudança nas condições do mercado em que atua. Principalmente em caso de negócios que estão começando, em que a margem de lucro não é alta nos primeiros meses, é o capital de giro que vai suportar os investimentos iniciais e gastos fixos até que a empresa se estabilize.

O cálculo do valor necessário se dá pela soma dos recursos aplicados no caixa, estoques e valores a receber, e é influenciado pelo montante de vendas, compras, custos das vendas e pagamento de compras. O indicado é ter um adicional de ao menos 50% dos gastos para os próximos 6 meses, de acordo com especialistas.

Por que o capital de giro é importante?

Dicas para um bom gerenciamento de capital de giro - Planejamento - Portal IC

Segundo o Sebrae, a cada dez empresas que são abertas, seis fecham suas portas em até cinco anos de atividade. Um dos fatores responsáveis é a administração ineficaz do capital de giro.

O controle adequado deste recurso dá o suporte necessário em momentos de crise e contribui para que, mesmo em situações em que o faturamento está abaixo do ponto de equilíbrio, seja possível manter as contas em dia e até mesmo realizar investimentos que tragam resultados positivos futuramente. O capital de giro é uma segurança, uma precaução para manter a estabilidade.

Dicas para um bom gerenciamento do seu capital de giro

Atenção à gestão de estoque

Dicas para o bom gerenciamento de capital de giro - Portal IC

Comprar em maior volume pode significar valores unitários mais baixos, porém, é necessário que o estoque seja capaz de absorver o novo volume de peças, caso contrário o capital será transformado em itens que ficarão parados.

Entender seu fluxo de mercadorias é importante para realizar uma previsão aproximada de vendas e, assim, calcular o capital de giro ideal para o período. Uma gestão de estoque eficiente trabalha para diminuir o tempo médio de armazenamento e as despesas.

Calcule apenas a quantia atual

Um erro muito comum na administração do capital de giro é contar com um dinheiro que ainda não está disponível na conta. Para evitar que isso aconteça, considere somente os valores que já tenham nota fiscal emitida na hora do cálculo.

Ter um valor investido ou em forma de imóvel, por exemplo, também não é indicado. É fundamental que a empresa tenha uma reserva líquida e que possa ser utilizada imediatamente, a qualquer momento. A aplicação financeira de liquidez imediata ou em alternativas rentáveis é recomendada.

Tenha uma gestão financeira eficiente

Controlar exatamente todo o capital que entra e sai da empresa é primordial para compreender a movimentação de recursos e identificar onde é possível economizar ou melhorar. Planejamento é a chave de todo negócio, portanto, acompanhe sempre o fluxo de caixa, pense em formas de reduzir as despesas e confirme que todo o valor retirado do capital de giro seja reposto assim que possível.

Negocie prazos com fornecedores

Dicas para um bom gerenciamento de capital de giro - Fornecedores - Portal IC

Com prazos maiores para pagar seus fornecedores, você garante que receberá o suficiente de seus clientes antes de quitar as dívidas. Isso chama-se ciclo de capital de giro, e para mantê-lo em dia é importante planejar a data de vencimento para quando a empresa já tiver recebido.

Uma boa sugestão é priorizar os fornecedores mais antigos e explorar a credibilidade já conquistada para conseguir um acordo que seja proveitoso para ambas as partes. Outra dica é incentivar o pagamento à vista pelo cliente, por meio de descontos, brindes ou serviços diferenciados, algo que faça com que ele veja vantagens em não parcelar a compra.

Evite empréstimos

Em situações de apuro, soluções instantâneas e fáceis são muitas vezes priorizadas por empreendedores, e a principal delas é o empréstimo. Tenha muito cuidado com este tipo de medida, pois os juros impostos costumam ser abusivos e podem causar graves problemas no futuro.

Procure adotar outras providências menos custosas e, caso não haja uma alternativa, pesquise muito bem, realizando simulações e negociando para obter a menor taxa possível. Evite ainda parcelar a quantia em muitas prestações, o que costuma aumentar a dívida.

 

Leia também: Qual a influência do layout do armazém na produtividade logística?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário