05. julho 2018

Dicas para uma gestão de estoques efetiva

Dicas para uma gestão de estoques efetiva

Erros durante a gestão de estoque podem resultar em prejuízo para sua empresa. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que a administração de armazenamento de mercadorias seja controlada com frequência e realizada por profissionais confiáveis e atentos.

A aplicação de medidas simples pode livrar o negócio de danos graves. Por isso, trouxemos 5 dicas para uma gestão de estoques efetiva. Confira!

Contabilize o inventário

Conhecer a movimentação dos produtos e saber o que está em estoque é o primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis. Facilite a identificação dos itens separando-os em categorias e grupos e, feito isso, contabilize a quantidade de cada item estocado, chegando a um valor total investido.

Por meio da lista de compras e vendas é possível validar o cálculo e prevenir-se contra a quebra de estoque. Geralmente, essa função cabe à equipe do almoxarifado, que deve ser composta por profissionais organizados, disciplinados, detalhistas e confiáveis.

Controles periódicos

A periodicidade de controle do estoque possibilita a tomada de decisões antecipadas em caso de mudanças no planejamento, evitando compras desnecessárias e garantindo que não haja falta de produtos inesperadamente.

Ter uma quantidade segura dos itens de maior rotatividade faz com que possíveis vendas não sejam desperdiçadas e o resultado entregue ao cliente seja o melhor possível. Para isso, é indicado controlar a procura e a quantidade de itens estocados, assim como manter cerca de 20% da demanda para casos em que o número de vendas excede o planejado.

Queima de estoque

Dicas para uma gestão de estoques efetiva - Queima de estoque - Portal IC

É comum que alguns produtos, por terem procura menor, fiquem parados no estoque. Além de não estarem gerando lucros, estes itens tomam o espaço que poderia estar sendo ocupado por produtos de maior lucratividade.

Nestes casos, aproveite para propor uma promoção, criar combos, enviar para a reciclagem ou, em última hipótese, descartar. O importante é encontrar um destino e não permitir que seja construído um acervo de produtos que apenas geram custos.

Selecione o modelo de reposição ideal

A reposição do estoque pode ser contínua ou periódica, e a escolha da melhor opção varia de acordo com as características do seu negócio.

Para itens de maior valor agregado é comum a preferência pelo modelo de reposição contínua, quando os pedidos são gerados no momento em que o estoque atinge o ponto de reposição. Seu maior benefício é o baixo nível de estoque, reduzindo os custos com armazenagem. Porém, existe uma dependência do fornecedor.

Já o modelo de reposição periódica é feito de acordo com uma programação prévia, e costuma-se aplicá-lo para produtos baratos, já que há o risco de faltar algum item, caso surja uma demanda inesperada.

Conte com um software de gestão

Utilizar a tecnologia a favor da organização e automação de processos é uma medida inteligente. Um bom software de gestão oferece dados mais precisos, ágeis e detalhados, poupando o tempo do gestor e auxiliando-o na tomada de decisões.

A ferramenta facilita o acompanhamento de alterações, permite a atribuição de permissões para dar baixa em produtos no sistema, avisa quando há déficit de materiais e quando é preciso realizar uma nova compra.

Aplicando todas as dicas você será capaz de gerir o estoque com eficiência e contribuirá para o sucesso do seu negócio.

Leia também: Como melhorar o trabalho em um condomínio industrial

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário