23. outubro 2019

Dropshipping: o que é e quais são suas características

Dropshipping: o que é e quais são suas características

O dropshipping é um modelo de negócios voltado para quando uma loja realiza a venda dos produtos, mas delega a entrega e o controle de estoque para outra empresa. Esse termo é uma junção das palavras em inglês “drop” (soltar, largar) e “shipping” (entrega, envio), ou seja, pode-se afirmar que o vendedor deixa a remessa por conta de outros.

Essa técnica funciona por meio de três passos:

  1. Cliente compra um produto no site
  2. Loja virtual aciona o fornecedor
  3. Fornecedor envia o produto para o cliente.

As vantagens desse modelo de negócio são muitas. Os fornecedores, por exemplo, vendem os seus produtos sem se preocupar com o marketing, pois acabam utilizando indiretamente a imagem da loja virtual. Já os vendedores conseguem fazer uma seleção qualitativa dos seus fornecedores e às vezes até formar parcerias. Entenda a seguir algumas vantagens do dropshipping.

Sem necessidade de estoque

Com o dropshipping, as lojas não precisam manter estoque físico, depósitos e infraestrutura para o armazenamento dos produtos. Também não existe o risco de manter o estoque parado, pois só é pago por aquilo que vende.

Variedade de produtos

Um dos aspectos positivos de não estocar as mercadorias é que consequentemente, a variedade de produtos disponíveis nas lojas aumenta. Você pode oferecer vários modelos do mesmo item, por exemplo, jogos de xadrez pequenos, grandes e temáticos. Com isso as opções para os consumidores são diversificadas, o público é ampliado e consegue-se fidelizar os clientes.

Melhor presença regional

O Brasil possui dimensão continental e, dependendo do destino, a entrega do produto pode ser cara e demorada. O intuito deste modelo de negócios é que os lojistas possam encontrar fornecedores mais estratégicos,perto dos destinos, contribuindo para a presença regional da marca, além de tornar as entregas mais rápidas, oferecendo preços mais acessíveis de frete.  

Redução de despesas

A redução da estrutura de estoque e a otimização da logística dos fretes permite reduzir os custos fixos que a empresa normalmente possui, aumentando o lucro para o vendedor.

Maior flexibilidade

O dropshipping pode contribuir para o crescimento de quem está no início dos negócios, principalmente e-commerces nacionais que atendem a todo o país. Também pode-se aumentar a superfície de atuação da loja virtual com fornecedores parceiros.

A modalidade dropshipping é muito utilizada em lojas como Amazon, Ponto Frio, Lojas Americanas e outros grandes nomes do comércio, e segue basicamente três regras:

  • O envio de qualquer tipo de divulgação dos fornecedores, como logotipo, não é permitido
  • O lojista não é dono do estoque e a partir do momento que o envio do produto para o estoque (fornecedor) acontece, ele não possui mais obrigação de ter contato com a mercadoria do cliente
  • O lucro da venda acontece na diferença do preço da mercadoria, mais o frete e o que o lojista cobra para o cliente

Leia também: Gestão de estoque: cuidados necessários

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário