08. Maio 2019

Entenda a diferença entre logística inbound e outbound

Entenda a diferença entre logística inbound e outbound

A cadeia de suprimentos é formada por diversas etapas que precisam ter suas particularidades muito bem compreendidas. Neste contexto, dominar conceitos como os da logística inbound e outbound torna-se fundamental para a criação de estratégias direcionadas, a mensuração dos KPIs adequados e o gerenciamento harmônico de todas as etapas.

A perfeita operação das logísticas inbound e outbound, considerando suas diferenças, resulta na redução de custos, na melhora da qualidade do serviço e, como consequência, na satisfação do cliente. Leia mais sobre cada um dos conceitos:

Inbound

É o processo responsável pelas operações pré-produtivas e produtivas, desde a compra de materiais do fornecedor até a chegada dos itens na empresa ou fábrica.

A logística inbound engloba, portanto, a negociação com fornecedores, o processamento de informações, a administração do transporte até a empresa, a conferência das matérias-primas recebidas, a estocagem dos produtos, o acompanhamento da produção, o empacotamento das mercadorias e o retorno das embalagens.

Entre as métricas de sucesso estão os custos com matéria-prima, a capacidade de estocagem e produção e o tempo de separação e expedição dos produtos.

Outbound

Os processos da logística outbound se iniciam após a produção até a entrega ao destino final, que pode ser tanto o consumidor como um centro de distribuição. Por colocar o negócio em contato direto com o cliente, é imprescindível que sejam traçadas estratégias para reduzir o tempo de entrega e melhorar a qualidade do serviço, construindo uma relação de confiança.

Entre as operações relacionadas ao outbound estão: planejamento de rotas, contratação de transportadoras, distribuição e movimentação de cargas, troca de produtos e monitoramento do frete. É importante ainda contar com um plano de reação caso aconteçam imprevistos que impossibilitem a execução do planejamento inicial.

Entre as métricas utilizadas no controle estão os custos com entrega, a otimização da armazenagem e o aproveitamento máximo da capacidade de carga útil do caminhão.

Por que diferenciar inbound e outbound?

Entenda a diferença entre logística inbound e outbound - Portal IC

A diferenciação entre logística inbound e outbound e a plena compreensão de seus processos é importante para guiar a adoção de estratégias, ferramentas e tecnologias que possibilitarão o sucesso das operações.

Como estão inseridas em contextos diferentes e dialogam com pessoas distintas, precisam ser geridas de maneiras específicas. Ao mesmo tempo, a eficiência de uma interfere nos resultados da outra, o que faz com que a integração entre elas seja crucial para o bom funcionamento na empresa em geral.

Importância dos conceitos para o sucesso das operações logísticas

A melhoria dos processos nas duas fases da logística, inbound e outbound, facilita a gestão de frete, cria um ambiente de trabalho mais organizado e centrado e evita falhas e retrabalhos, afetando positivamente a lucratividade do negócio.

Entre as vantagens da aplicação dos conceitos estão: maior giro de estoque, racionalização de recursos na movimentação de carga, desenvolvimento de estratégias mais eficientes, simplificação no fluxo de informações entre a empresa e os fornecedores, eficiência nas gestões de frete, estoque e rotas, redução no prazo de entrega e aperfeiçoamento da qualidade final do produto.

Leia também: Portal IC apoia Bom Aluno, programa que incentiva a educação

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário