30. janeiro 2019

Entenda a relação entre blockchain e logística

Entenda a relação entre blockchain e logística

Por ser um processo complexo e que envolve a participação de diversos atuantes de uma cadeia de suprimentos, a logística está constantemente em busca de ferramentas que otimizem as operações. Com a popularização dos bitcoins e outras criptomoedas, a tecnologia blockchain ganhou notoriedade e passou a ser aplicada também em outros segmentos além do mercado financeiro, atraindo a atenção de gestores do setor logístico.

O que é blockchain

Uma tecnologia que promete revolucionar as negociações assim como fez a internet, a blockchain consiste no acesso a um banco de dados imutável e descentralizado, permitindo a validação de dados com um processamento de rede difundido em computadores privados e compartilhados.

Para que uma transação aconteça, não é necessário intervenção de qualquer órgão regulamentador ou intermediador, basta haver um consenso entre as partes envolvidas. Com isso, não existe possibilidade de controle ou manipulação de dados por outras autoridades, já que o acesso aos bancos é realizado apenas por meio de chaves criptografadas. Assim que estes códigos se juntam, forma-se um bloco de informações e então a transferência acontece.

O grande objetivo da blockchain é otimizar os processos de atividades realizadas online e garantir a segurança dos dados. Os códigos criptografados formam uma corrente complexa que é impossível de ser hackeada, tornando as transferências irreversíveis e as informações transparentes e evitando fraudes.

Confiabilidade e agilidade são os principais benefícios deste sistema que vem conquistando o interesse de grandes empresas ao redor do mundo. Diminuindo a burocratização das transações, as organizações ganham tempo, reduzem custos e facilitam a negociação entre si. Além disso, asseguram o registro permanente de todos os dados e os disponibilizam para os membros da cadeia logística.

Blockchain e logística

Entenda a relação entre blockchain e logística - Portal IC

Um histórico de dados não rastreáveis e não compartilhados com os atuantes da supply chain pode fazer com que o processo logístico perca a eficiência e a precisão de informações, comprometendo seu sucesso e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

A alta confiabilidade de dados da tecnologia blockchain permite negociações sem barreiras, dependências bancárias ou sistemas comercias pouco desenvolvidos. Uma vez dentro do sistema, as informações podem ser acessadas por todos os envolvidos, e alterações são feitas apenas com a aprovação de cada um. Assim, é fornecida uma visão geral da atividade com garantia de autenticidade, influenciando na velocidade e qualidade dos dados.

A aplicação desta tecnologia na logística gera redução de custos e precisão de controle. A gestão de cargas é um processo que pode ser muito beneficiado, já que todas as empresas acessam a mesma rede e é possível verificar a procedência de qualquer dado. Assim, decisões importantes, como rota e preço do frete são tomadas a partir de um consenso. Além disso, os caminhões são rastreados com facilidade e notificações são emitidas em caso de acidentes e problemas, o que permite que os gestores monitorem a integridade das mercadorias e a segurança dos colaboradores com facilidade.

Em suma, o que o mercado espera é que a blockchain promova uma mudança cultural na forma com que negociações são feitas, eliminando o processo complexo e vagaroso de transição entre os bancos e diminuindo custos operacionais.

Leia também: A logística está se tornando “paperless”

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário