23. novembro 2018

Gerenciamento de riscos na cadeia logística

Gerenciamento de riscos na cadeia logística

Com o aumento da demanda e da concorrência, bem como do nível de exigência do consumidor, cresce também a complexidade da cadeia de suprimentos. Problemas em qualquer uma das etapas logísticas podem desencadear consequências graves para todos os envolvidos, gerando prejuízos e demandando esforços para reestabelecer a ordem. Um gerenciamento de riscos eficiente pode minimizar os efeitos negativos de possíveis contratempos e, em alguns casos, até evitá-los.

Qualquer empresa está exposta a riscos. Gerenciar estas ameaças significa fazer com que o negócio conheça seus próprios desafios, seja capaz de prevê-los e aprenda a agir para que não afetem o resultado. Manter o funcionamento eficiente das operações de forma a não perder espaço no mercado só é possível quando há preparação em relação aos riscos que podem ser enfrentados.

 O que é gerenciamento de riscos e sua importância

Gerenciamento de riscos - Portal IC

A gestão de riscos pode ser definida como o planejamento de atividades e ações estratégicas que buscam identificar, conduzir e prevenir riscos, promovendo o equilíbrio entre oportunidades de ganhos e a redução de perdas.

Na logística, este gerenciamento atua para diminuir os danos em caso de dificuldades na aquisição de matéria-prima, produção das mercadorias, transporte de cargas, armazenamento e estocagem. Assim, é desenvolvida uma visão organizacional que viabiliza o bom desempenho da empresa, além de garantir que o grande objetivo do setor logístico seja cumprido, ou seja, que o produto saia da fábrica e chegue até o consumidor de forma correta, ágil e econômica.

Um planejamento eficiente é formado pela definição de objetivos e identificação, análise e gestão de riscos, assim como pelo monitoramento e controle da eficiência das ações colocadas em prática.

Alguns fatores devem ser levados em consideração durante o gerenciamento de riscos, são eles: valor do produto, facilidade de manuseio e recolocação no mercado, nível de segurança das rotas de carga e do estoque, entre outros.

Entre as medidas que devem ser adotadas para a prevenção de riscos estão investimentos em segurança, não apenas no que se refere à estrutura, como qualidade do galpão industrial, sistemas de monitoramento, manutenção das máquinas e veículos do transporte, mas também de informações e controle de acesso.

Causas dos riscos

Gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos - Portal IC

As causas dos riscos são bastante variadas e dependem da área de atuação do negócio. Podem ser internas à empresa, em questões relacionadas a processos e controle; internas à cadeia de suprimentos, referentes a fornecimento e demandas; ou ainda externas, como eventos sociopolíticos, desastres naturais, situação econômica, surgimento de novos competidores e mudanças comportamentais dos consumidores.

Após a análise das potenciais causas, é possível calcular a probabilidade da ocorrência e a dimensão do impacto, separando os cenários em alta e baixa probabilidade, assim como alto e baixo impacto. É importante reiterar que o impacto pode variar de acordo com o nível de preparação da empresa e a execução adequada das ações de prevenção.

Benefícios de um bom gerenciamento de riscos

Gerenciamento de riscos na logística - Portal IC

Ao estabelecer um gerenciamento de riscos eficiente e contínuo, a empresa os alinha às estratégias empresariais, fortalece suas tomadas de decisão, minimiza os efeitos negativos inevitáveis, elimina o fator surpresa de diversas situações e otimiza o capital, mantendo-se em crescimento.

Quanto maior for a demanda e o valor da mercadoria, mais negativas podem ser as consequências de um risco mal gerenciado e, portanto, mais importante é o planejamento de ações que garantam a estabilidade do negócio.

Leia também: Cuidados com o armazenamento de produtos perigosos

 

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário