18. janeiro 2019

Normas para uma armazenagem adequada

Normas para uma armazenagem adequada

As normas de armazenagem foram elaboradas como forma de orientar as organizações acerca das medidas adequadas para a conservação de produtos, visto que essa é uma etapa crucial para o sucesso do processo logístico. Falhas e acidentes durante o procedimento podem ocasionar experiências negativas para os consumidores e comprometer os lucros da empresa.

Criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 15.524-2/2008 é resultado de anos de pesquisa com indústrias, empresas de armazenagem e produtoras de paletes, que forneceram informações com base nas dificuldades vivenciadas no dia a dia. Em um consenso, foram estabelecidas especificações básicas que norteiam as medidas de organização nos centros de distribuição e estoques.

Apesar de não ser obrigatória, a adoção das normas é avaliada judicialmente em caso de acidentes causados por falta de organização ou cuidados. Confira a seguir algumas das principais diretrizes para o armazenamento correto de produtos e mercadoria.

Quais são as regras

Normas de armazenagem - Portal IC

Todas as atividades relacionadas à armazenagem recebem as devidas orientações, como a elaboração de projetos, cálculos, montagem de estruturas, movimentação das cargas, operação de sistemas e conservação do local e dos produtos. E por incluírem especificações a respeito do espaço escolhido para abrigar o estoque, as normas devem ser observadas antes mesmo da escolha do galpão industrial e logístico.

O documento oficial contém, detalhadamente, todos os cuidados adequados, mas trazemos aqui alguns itens fundamentais:

– Produtos químicos representam um risco para a segurança dos trabalhadores e para a integridade dos demais itens do estoque, portanto, devem ser armazenados separadamente, com base em suas compatibilidades;

Produtos perigosos devem ser guardados em posições de fácil acesso, sem que haja a necessidade da utilização de escadas para alcançá-los;

– O peso do piso do galpão deve ser superior ao peso do material armazenado;

Portas de emergência e equipamentos contra incêndios devem estar desobstruídos, ou seja, não deve haver materiais que possam bloquear o acesso;

– Os produtos devem ser posicionados a 50 cm das estruturas laterais;

– A sinalização do espaço é fundamental;

– É necessário viabilizar a circulação do ar, principalmente em espaços com a presença de componentes químicos;

– As áreas de carga e descarga devem ser respeitadas;

– É indicado que todos os funcionários passem por treinamento, especialmente quando necessário o manuseio de produtos delicados, garantindo a qualificação do trabalho e a segurança de todos.

Importância do cumprimento das normas

Normas da ABNT para armazenagem - Portal IC

Por mais que uma empresa fabrique produtos excelentes e seja ágil no transporte, a qualidade da mercadoria é colocada em perigo quando a armazenagem não é capaz de conservar suas características originais e garantir segurança.

O cumprimento das normas minimiza a chance de acidentes que, em diferentes níveis, podem danificar os produtos e maquinário ou até mesmo prejudicar a saúde dos colaboradores. Além disso, a organização do ambiente é imprescindível para assegurar a produtividade, auxiliando no fluxo de trabalho e facilitando a realização do picking.

Leia também: Como a Internet das Coisas pode mudar o setor logístico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário