16. setembro 2019

Peculiaridades do processo de distribuição logística para B2B

Peculiaridades do processo de distribuição logística para B2B

A expansão da internet fortaleceu o crescimento dos e-commerces Business to Business (B2B) e transformou os processos de logística. Atualmente, no Brasil, esse setor é considerado uma ótima estratégia para pequenas e médias empresas que desejam expandir seu público e ordenar o negócio.

A distribuição logística para B2B acontece quando uma empresa negocia produtos ou serviços diretamente com outra, de CNPJ para CNPJ. Nesse momento, diversos fatores estão envolvidos: compradoras precisam rever seus planejamentos, revisar a demanda, analisar o estoque e se preparar financeiramente para novas requisições.

Peculiaridades da distribuição logística para B2B - Portal IC

Apesar das vantagens, essa modalidade de negociação requer um planejamento diferente do que é feito entre empresa e consumidor. Confira algumas peculiaridades.

Prazos de entrega

Empresas que negociam produtos ou serviços diretamente com outras possuem prazos de entrega mais longos, que variam entre 30 e 60 dias. Isso porque a quantidade de materiais adquiridos é grande, e a logística necessita se adaptar à demanda.

Uma das alternativas é trabalhar com modalidades diferenciadas de transporte de carga, para aproveitar da melhor maneira possível o espaço disponível nos veículos.

Modelos de entrega

Outro aspecto a que as empresas devem se atentar é que existem dois modelos básicos de entrega em uma distribuição B2B.

Peculiaridades do processo logístico para B2B - Portal IC

– Cost Insurance and Freight (CIF): aqui, quem vende o produto se responsabiliza pela negociação de custo do envio e pela entrega da mercadoria ao cliente. É a modalidade mais comum da logística.

– Free On Board (FOB): nesta forma de entrega, todas as responsabilidades ficam para o comprador. Ou seja, quem vende disponibiliza o item em um local predefinido para que seja coletado pelo cliente. Podemos dizer que o FOB exige maior conhecimento e análise na hora da decisão, pois o comprador assume os valores, impostos e riscos da entrega.

Resumidamente, a escolha pelos modelos CIF ou FOB depende da estratégia de cada empresa, e envolve a flexibilidade de negociação.

Formas de pagamento

Em uma transação B2B, o preço das mercadorias e as formas de pagamento são diferenciados e podem variar conforme o volume de compra ou modelo de entrega escolhido. Esses são pontos que precisam ser analisados no planejamento.

Os gestores (financeiro e logístico) envolvidos na compra devem decidir quais as melhores alternativas que serão estabelecidas em seus respectivos setores.

Peculiaridades do processo de distribuição logística para B2B - Portal IC

Controle do estoque

Falhas de comunicação podem gerar números incorretos de estoque e tornar-se uma preocupação no B2B. Para facilitar a vida do gestor e evitar que etapas da logística sejam prejudicadas, existem ferramentas inteligentes, como softwares, que auxiliam no acompanhamento da movimentação do setor de armazenamento.

Leia também: 5 ótimas ferramentas de gerenciamento de tarefas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário