08. abril 2019

Robótica na logística já é uma realidade: conheça o novo robô da Boston Dynamics

Robótica na logística já é uma realidade: conheça o novo robô da Boston Dynamics

A fabricante Boston Dynamics, responsável por desenvolver robôs que abrem portas, ajudam nas tarefas domésticas e até praticam Parkour, criou agora uma máquina pensada para o setor de logística.

Batizado de “Handle” (manusear/operar, em inglês), o robô tem como objetivo auxiliar na rotina dos armazéns. Ele consegue levantar caixas de até 15 quilos e movê-las entre corredores. A máquina tem ainda capacidade para manusear pallets de até 1,7 cm de altura.

Tudo isso é possível graças ao seu design e ao sistema de navegação equipado com câmeras e sensores. A tecnologia do robô possibilita ainda que ele selecione apenas caixas com determinadas informações para empilhá-las em uma área específica.

A robótica na logística já é uma realidade há alguns anos, ajudando as empresas a manter o ritmo de crescimento sem reduzir as margens de lucro. A Amazon, por exemplo, utiliza estas máquinas desde 2014 em seus armazéns. Na empresa de comércio eletrônico, os robôs são utilizados para movimentar grandes quantidades de estoque e, através de avançados sistemas de visão, avaliam a carga automaticamente, inserindo as informações no sistema. Com isso, descarregam carretas em apenas 30 minutos, quando o trabalho normalmente levaria algumas horas.

Além do aumento da produtividade – em alguns casos, o uso de robôs acarreta em um crescimento de até 8 vezes neste quesito –, a robótica também contribui para a acurácia da operação.

Leia também: Conheça o Transport Logistic 2019: evento que debate as expectativas do mercado logístico

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário