19. novembro 2018

Saiba mais sobre logística colaborativa

Saiba mais sobre logística colaborativa

Em um mercado extremamente concorrente, no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas precisam adotar estratégias inovadoras que otimizem os processos e, assim, auxiliem na melhoria do serviço prestado. Em meio a esse cenário, a logística colaborativa vem ganhando força.

A ideia de que o crescimento só é atingido por meio da concorrência agressiva ainda é defendida por organizações tradicionais resistentes a mudanças, porém está sendo deixada de lado por empresas modernas e atualizadas sobre as tendências do mercado. Percebeu-se que unir forças é uma excelente estratégia para aperfeiçoar o serviço prestado e aumentar a rentabilidade das operações logísticas.

Além disso, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem incentivado a busca por alternativas que reduzam os danos ao meio ambiente, fator que é considerado uma das vantagens oferecidas pela logística colaborativa. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é logística colaborativa

Leia mais sobre logística colaborativa - Portal IC

Também conhecida como logística compartilhada, a logística colaborativa provocou uma mudança na maneira com que parcerias de negócio são realizadas. Como o próprio nome indica, trata-se da sinergia entre os parceiros logísticos.

Através de um diálogo frequente entre empresas do mesmo segmento, fabricantes, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços e até clientes, é possível promover o compartilhamento de estratégias de atuação e o acompanhamento das demandas. Todas essas ações objetivam a redução de custos operacionais e de desperdícios ao longo da cadeia logística e proporcionam o crescimento mútuo de todos os envolvidos.

Um bom exemplo seria a parceria entre dois players para otimizar o transporte e atender à necessidade de ambos. Assim, o caminhão que faz uma viagem carregando mercadorias para uma empresa pode voltar abastecido com produtos da outra, gerando economia de combustível e tempo e diminuindo a emissão de poluentes.

Ter em seus concorrentes verdadeiros aliados é uma forma inteligente de crescer. Conheça as vantagens da logística colaborativa:

Redução de custos

A economia de recursos é o principal objetivo de qualquer negócio. A partir do momento em que rotas, informações e espaços são compartilhados, diminuem os gastos e desperdícios.

Eficiência e agilidade

O compartilhamento de conhecimento possibilita que as empresas atinjam um nível maior de inteligência logística. A sabedoria adquirida deve ser adaptada para a realidade particular de cada negócio para o desenvolvimento de ações estratégicas assertivas. Dessa forma, soluções que poderiam levar muito tempo para serem encontradas são colocadas em prática com agilidade, evitando que os problemas sejam identificados apenas através de falhas.

Sustentabilidade

Logística colaborativa - Portal IC

Quando a logística colaborativa acontece no transporte, por exemplo, o número de veículos em circulação diminui e, como consequência, há redução na emissão de gases poluentes. A cooperação entre empresas pode se dar também em relação à logística reversa, facilitando o descarte adequado de resíduos e a reutilização de materiais.

Fortalecimento da cadeia de suprimentos

Quando os envolvidos na cadeia de suprimentos se unem a favor de um mesmo objetivo, ela se solidifica e o resultado é positivo para todos, aumentando a competitividade dos negócios de maneira individual.

Porém, para que haja eficiência no processo, é fundamental que seja estabelecida uma relação de extrema confiança entre os parceiros, permitindo que partilhem informações relevantes e desenvolvam juntos melhorias estratégicas.

Leia também: Dicas para aprimorar seu planejamento de rotas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário