12. março 2019

Saiba o que é MRP e qual sua funcionalidade

Saiba o que é MRP e qual sua funcionalidade

Com a intensa concorrência nos mais variados mercados, toda a forma de otimização logística é importante para garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra que supere suas expectativas. Neste sentido, o prazo de entrega é um fator que deve ser planejado com cautela, pois pode ser motivo de frustração e anular as chances de fidelização do cliente. Entre as ferramentas que ajudam a evitar atrasos na entrega, está o MRP.

Sigla para “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, o MRP otimiza a gestão do estoque, tornando mais prático o seu alinhamento com as demais áreas da empresa, desde a produção até a venda. Assim, situações como a falta de matéria-prima durante a produção ou o excesso de produtos em estoque são evitadas, reduzindo custos e aumentando as chances de satisfação na venda.

O que é MRP

O MRP é um sistema lógico de cálculo que prevê a demanda em função das necessidades da empresa. Por meio do controle de dados a respeito do inventário, das vendas e da produção feito em um software, é possível calcular o momento ideal para obter novos itens e qual a quantidade, evitando um desequilíbrio nos estoques.

Para isso, é fundamental conhecer todos os componentes dos produtos, o tempo que leva desde a obtenção do item até seu recebimento e o prazo de fabricação, assim como entender o atual mercado e o futuro das necessidades do negócio. Sendo assim, diversos setores internos precisam se comprometer para que haja a atualização correta de dados, como o calendário de produção, a política de lotes mínimos e máximos, o estoque de segurança e a base de clientes recorrentes.

Em resposta, o sistema é capaz de gerar informações sobre o plano diretor de produção, dados para compra de matéria-prima e índices de performance. Existe ainda uma evolução deste conceito, o MRPII, em que, além do volume e dos momentos de aquisição ou fabricação dos materiais, também são calculados e planejados os recursos a serem utilizados, como a capacidade das máquinas e os recursos humanos e financeiros necessários.

Aplicação e vantagens

Saiba o que é MRP e qual sua funcionalidade - Portal IC

A adoção de um software de MRP é altamente recomendada principalmente quando há instabilidade na utilização de materiais ou componentes durante o ciclo normal da empresa ou ainda no caso de companhias que dependem de diversos fornecedores para manter o ritmo ideal de fabricação. Esses casos exigem volumes diferentes de estoque para manter a segurança no processo, sendo extremamente complicada a conferência manual. Uma dica interessante é integrar um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) para facilitar o trabalho.

Como o custo para a aquisição de um software que atenda às particularidades do negócio pode ser alto, é fundamental que os gestores analisem se a otimização do estoque compensará o investimento e se a previsão de produção pode ser realizada sem um suporte tecnológico, o que pode acontecer em casos de mercados estáveis e estoques facilmente controláveis.

Entre os pontos mais positivos do MRP está a praticidade e velocidade de resposta no caso de possíveis alterações no planejamento inicial. Após qualquer alteração nos dados, os impactos no inventário são prontamente visualizados, exibindo a viabilidade da mudança e os ajustes que precisam ser realizados para atingir o objetivo previsto.

Trabalhando com a demanda exata de cada item, aprimora-se o atendimento aos consumidores e a eficiência da fábrica. Além disso, é possível obter custos menores e, consequentemente, melhores margens de lucro.

Leia também: Reduza perdas no estoque com estas dicas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário