26. setembro 2018

Sazonalidade logística: como lidar?

Sazonalidade logística: como lidar?

O mercado é muito dinâmico e sofre influência de diversos fatores, entre eles a situação econômica, condições climáticas e comportamento dos compradores. Em diferentes intensidades, todas as indústrias e empresas passam por períodos de maior e menor demanda, de acordo com datas comemorativas, estações do ano, eventos periódicos e até dias da semana, é o que chamamos de sazonalidade.

Para minimizar os prejuízos quando as vendas estiverem abaixo da média e ainda otimizar os lucros em épocas de consumo acentuado, é fundamental criar estratégias que mantenham a qualidade dos processos logísticos, garantam a melhor experiência de compra ao consumidor e forneçam estabilidade financeira.

Prepare seu negócio para lidar com a sazonalidade da forma mais produtiva possível. Confira dicas de atividades que auxiliarão neste processo.

Planejamento

O planejamento é, certamente, passo imprescindível para a aplicação de qualquer estratégia. Para realizá-lo com assertividade, é preciso compreender o público-alvo, acompanhar as tendências do seu mercado de atuação e estar atento ao contexto econômico do momento. Desta maneira, será possível prever o aumento ou a queda de vendas e programar as mudanças necessárias.

Estude as oscilações de venda ao decorrer do tempo e procure um padrão de comportamento do consumidor. Estes dados permitirão tomar melhores decisões no futuro.

Plano de ação

Com o planejamento em mãos antecipadamente, é possível realizar todas as mudanças necessárias na operação logística com tempo e tranquilidade. Épocas muito movimentadas, como final de ano e longos feriados, costumam provocar congestionamento nas estradas. Preveja possíveis atrasos e antecipe a compra de insumos.

É comum que a rotina de trabalho seja mais intensa em alguns períodos do ano e exija mais atenção de sua equipe. Forneça treinamentos adequados aos seus colaboradores e crie um cronograma especial de trabalho. Caso necessário, contrate novos funcionários e realize um processo seletivo rigoroso a fim de garantir eficiência máximo durante o período de maior venda.

Os processos de picking e packing exercem muita influência sobre o tempo e a qualidade da entrega, portanto analise previamente se as atividades estão funcionando como deveriam e se há alguma otimização que possa ser realizada para receber o maior volume de pedidos. Revisões e manutenções nos equipamentos e maquinário também são fundamentais para evitar problemas.

Uma prática comum entre empresas que contam com um bom planejamento é aproveitar a temporada de baixa demanda para negociar preços melhores com os fornecedores e, assim, preparar o estoque para períodos de maior movimento. O gerenciamento de capital de giro é imprescindível para isso.

Fornecedores confiáveis

Sazonalidade logística - Portal IC

Estabelecer uma cadeia de produção, ou supply chain, bem integrada é muito importante para enfrentar a sazonalidade. Fornecedores confiáveis e flexíveis serão capazes de aceitar mudanças na quantidade de pedidos, atender a demandas súbitas e adaptar prazos de entrega com mais facilidade.

Prepare a equipe de marketing

Quando há grande demanda, o marketing destacará seu produto da concorrência, já nos períodos de queda nas vendas, ele fará com que seu produto não seja esquecido e gere um maior desejo de compra. Portanto, é sempre indicado valorizar a equipe de marketing e deixá-la a par das exigências do negócio.

Estratégias de comunicação reforçadas, promoções e combos podem atrair a atenção do consumidor e diminuir os efeitos negativos da sazonalidade. A criação de produtos alternativos para estas situações é outra forma de aumentar a lucratividade do negócio.

Análise

Assim que a rotina produtiva retornar ao normal, analise os resultados obtidos. Produza um inventário, atualize as planilhas de vendas e custos e avalie o nível de satisfação do cliente. Essas informações serão valiosas para que ações mais certeiras possam ser desenvolvidas futuramente.

Leia também: Conheça o indicador OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário