17. outubro 2018

Segurança do trabalho em centros de distribuição

Segurança do trabalho em centros de distribuição

Como peça de suma importância para o sucesso da empresa, o capital humano demanda cuidados especiais para que ofereça o nível máximo de produtividade. A segurança do trabalho é um fator essencial na rotina profissional, especialmente no centro de distribuição, onde o contato com cargas pesadas e equipamentos perigosos faz parte do dia a dia.

Medidas que garantem a segurança no trabalho devem ser adotadas para minimizar os riscos de acidentes que prejudiquem a saúde da equipe e interrompam o ritmo das atividades, comprometendo as operações logísticas e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Confira a seguir as principais ações a tomar:

Oriente a equipe quanto à importância de EPIs

Não é por acaso que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é previsto por lei. Eles são imprescindíveis na proteção contra inúmeros acidentes e lesões e sua obrigatoriedade garante segurança na execução de tarefas em fábricas, indústrias e centros de distribuição.

Apesar de essenciais, os EPIs podem gerar incômodo ou desconforto, fazendo com que muitos trabalhadores se queixem de sua utilização regular e até mesmo negligenciem o uso. Portanto, é papel da empresa reforçar a importância dos equipamentos e orientar os colaboradores a respeito dos riscos a que estão sujeitos, mostrando que basta disciplina para que a prática se torne natural e incentivando na própria equipe o automonitoramento.

Mapeie as áreas de risco

Segurança do trabalho em centros de distribuição - Portal IC

O mapa de risco é uma técnica de representação gráfica que tem como objetivo identificar as áreas de risco da empresa e comunicá-las aos funcionários para que tenham mais cautela ou utilizem os equipamentos apropriados ao acessar determinados espaços. Sua elaboração consiste em determinar no mapa da empresa círculos pequenos, médios e grandes, indicando a intensidade do perigo, e com cores que variam de acordo com a categoria do risco.

A confecção dos mapas, que devem ser acessíveis a todos, é de responsabilidade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

Invista em treinamento

Os colaboradores precisam receber treinamentos adequados regularmente, seja no momento em que entram na empresa, quando passam a exercer uma nova atividade, em caso de mudança de maquinário ou ainda se há alteração em alguma etapa do processo logístico. A melhor forma de evitar acidentes é fornecendo o conhecimento necessário para manusear bem as máquinas, tomar os devidos cuidados e agir corretamente em caso de imprevistos, minimizando as chances de erros.

Uma alternativa interessante é contar com o apoio de uma empresa especializada em treinamentos deste segmento, assim ela fornecerá material e profissionais atualizados e didáticos para garantir uma equipe bem preparada e produtiva.

Realize manutenções frequentes

Um centro de distribuição costuma contar com equipamentos para movimentação dos produtos que apresentam alto nível de periculosidade, como veículos industriais e equipamentos de elevação. Essas máquinas, por mais que sejam da melhor qualidade, sofrem desgastes com o tempo de uso e, para prevenir acidentes e assegurar seu funcionamento adequado, precisam de manutenções rotineiras.

Vale ressaltar que em caso de falhas nos aparelhos, estes devem ser interditados até que recebam o suporte de profissionais especializados, evitando que colaboradores sejam expostos a riscos desnecessários ou tentem corrigir o problema por conta própria, comprometendo a sua segurança e a dos demais.

Leia também: Por que um condomínio logístico é a opção mais sustentável para empresas?

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário